Professor do curso de Psicologia, Carlos Eduardo Leal, publica trabalho pela EDUFPI

Compartilhe!

O prof. Dr. Carlos Eduardo Gonçalves Leal, docente do curso de Psicologia no Centro Universitário Santo Agostinho, acaba de publicar o trabalho “O valor explicativo do conceito de subjetividade social para o estudo da inclusão escolar”, resultado da parceria com a profa. Dra. Ana Valéria Marques Fortes Lustosa. O trabalho está inserido, como capítulo, no livro “Educação e Inclusão: desafios e perspectivas para a escola e a formação docente”, publicado pelo EDUFPI. A publicação traz um conjunto de trabalhos que podem inspirar caminhos nesta árdua tarefa de fazer educação escolar. A obra reúne debates epistemológicos, teóricos e metodológicos em torno da temática da Educação, trazendo relevantes contribuições para o aprofundamento de conceitos e práticas educativas no âmbito escolar.

Conforme o prof. Carlos Eduardo, o capítulo, escrito com a Professora Ana Valéria Fortes Lustosa, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI, discute, com “base em uma pesquisa desenvolvida por nós, sobre o valor explicativo de uma categoria teórica da Psicologia Social para a compreensão do fenômeno da inclusão escolar. A categoria teórica em questão é a da subjetividade social, construída pelo psicólogo cubano Fernando González Rey”.

Conforme os organizadores da obra “Educação e Inclusão”, o trabalho de Carlos Eduardo Gonçalves Leal e Ana Valéria Marques Fortes Lustosa traz a discussão da importância dos processos de subjetividade social para a compreensão das relações de escolarização no contexto da inclusão escolar, colocando em análise o valor explicativo do conceito de subjetividade social para o estudo da prática educativa de professores, no contexto da inclusão de alunos público-alvo da educação especial. Nas palavras de Carlos Eduardo e Ana Valéria, “a educação inclusiva, pensada de forma mais ampla, além das reflexões quanto à inclusão de alunos PAEE, demanda uma mudança profunda na subjetividade social da escola, por meio da valorização das diferenças e das múltiplas dimensões que constituem o processo de ensino-aprendizagem, implicando em um novo olhar sobre o professor, sua formação e prática”.

Saiba mais sobre a obra. Baixe gratuitamente aqui: Livro Educação e Inclusão

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui