Profa. Tatiana Guimarães e alunas de Enfermagem publicam artigo em revista internacional

  • Home
  • Acontece na UNIFSA
  • Profa. Tatiana Guimarães e alunas de Enfermagem publicam artigo em revista internacional
30 jun


O artigo “Exame citopatológico do colo do útero em gestantes: uma revisão integrativa” (Cytopathological examination of the cerever in pregnant women: an integrative review), resultante de um trabalho de conclusão de curso foi publicado pela revista Research, Society and Development , publicação científica multidisciplinar focada em promover o desenvolvimento social, científico e tecnológico através da publicação dos resultados que ocorreram em diferentes áreas. 
O trabalho é de autoria das formandas do curso de Enfermagem do UNIFSA, Thallya de Sousa Feitosa Guimarães, Victoria Lorrane de Oliveira e Sousa, sob orientação da profa. Tatiana Maria Melo Guimarães. “Investigamos, nesse trabalho, os fatores que interferem na realização do exame citopatológico do colo do útero em gestantes”, explica a professora. “Observamos no estudo que muitas gestantes ainda carecem de educação em saúde para saber a importância da realização desse exame durante o pré-natal. Além disso, é necessário a capacitação dos profissionais de saúde, em especial o enfermeiro, para um novo modelo de assistência de forma que ajudam as gestantes a aderirem mais o exame”, disse.

O trabalho analisa as evidências científicas os fatores que contribuem as gestantes a não aderirem ao exame citopatológico do colo do útero no período gestacional. Para a pesquisa, foi realizado um estudo de revisão integrativa da literatura com busca nas bases de dados BVS, SciELO, Pubmed e Google acadêmico no período de 2015 a 2019, de onde foram selecionados 6.973 artigos ao todo, logo após foram aplicados os critérios de inclusão e foram selecionados 1.739 para leitura de títulos e resumos. Após essa leitura foram selecionados 10 artigos que atendiam ao objetivo da pesquisa para compor o trabalho.
A pesquisa evidencia, em seus resultados, que os fatores socioeconômicos, além de sentimentos como medo e insegurança, e a carência da informação do exame e sua importância no período gestacional para prevenção de neoplasias uterinas por parte do profissional enfermeiro, contribuem para uma baixa procura e adesão a realização do exame.
O estudo concluiu que as gestantes precisam conhecer o exame citopatológico do colo do útero e a sua importância durante a gestação, para conseguirem aderir a prática do exame. Além disso, o estudo reafirma a necessidade de maior capacitação do profissional enfermeiro, além da implementação de estratégias para mudar positivamente esse cenário.
Leia o artigo na íntegra (clique aqui)

Thallya de Sousa Feitosa Guimarães
Victoria Lorrane de Oliveira e Sousa
Tags: , , ,
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui