O artigo “Exame citopatológico do colo do útero em gestantes: uma revisão integrativa” (Cytopathological examination of the cerever in pregnant women: an integrative review), resultante de um trabalho de conclusão de curso foi publicado pela revista Research, Society and Development , publicação científica multidisciplinar focada em promover o desenvolvimento social, científico e tecnológico através da publicação dos resultados que ocorreram em diferentes áreas.
O trabalho é de autoria das formandas do curso de Enfermagem do UNIFSA, Thallya de Sousa Feitosa Guimarães, Victoria Lorrane de Oliveira e Sousa, sob orientação da profa. Tatiana Maria Melo Guimarães. “Investigamos, nesse trabalho, os fatores que interferem na realização do exame citopatológico do colo do útero em gestantes”, explica a professora. “Observamos no estudo que muitas gestantes ainda carecem de educação em saúde para saber a importância da realização desse exame durante o pré-natal. Além disso, é necessário a capacitação dos profissionais de saúde, em especial o enfermeiro, para um novo modelo de assistência de forma que ajudam as gestantes a aderirem mais o exame”, disse.
O trabalho analisa as evidências científicas os fatores que contribuem as gestantes a não aderirem ao exame citopatológico do colo do útero no período gestacional. Para a pesquisa, foi realizado um estudo de revisão integrativa da literatura com busca nas bases de dados BVS, SciELO, Pubmed e Google acadêmico no período de 2015 a 2019, de onde foram selecionados 6.973 artigos ao todo, logo após foram aplicados os critérios de inclusão e foram selecionados 1.739 para leitura de títulos e resumos. Após essa leitura foram selecionados 10 artigos que atendiam ao objetivo da pesquisa para compor o trabalho.
A pesquisa evidencia, em seus resultados, que os fatores socioeconômicos, além de sentimentos como medo e insegurança, e a carência da informação do exame e sua importância no período gestacional para prevenção de neoplasias uterinas por parte do profissional enfermeiro, contribuem para uma baixa procura e adesão a realização do exame.
O estudo concluiu que as gestantes precisam conhecer o exame citopatológico do colo do útero e a sua importância durante a gestação, para conseguirem aderir a prática do exame. Além disso, o estudo reafirma a necessidade de maior capacitação do profissional enfermeiro, além da implementação de estratégias para mudar positivamente esse cenário.
Leia o artigo na íntegra (clique aqui)