“O efeito da meditação no nível de distress e ansiedade de mulheres com neoplasia mamária: estudo clínico randomizado” é o título do Ensaio Clinico Randomizado, aprovado nesta última semana, como tese de doutoramento em Enfermagem, defendido pela profa. Raquel Vilanova Araújo.
O Ensaio Clínico teve como objetivo avaliar o efeito da meditação no nível de distress e ansiedade de mulheres com neoplasia mamária, e foi realizado na Unidade de alta complexidade em oncologia (Unacon) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, entre fevereiro a dezembro de 2019, sendo autorizado pelo CEP/UFPI e HU e registrado na Rebec.
“As participantes do grupo controle participaram das práticas de meditação em grupo e as do grupo controle de atividades educativas relacionadas as PICs implantadas no SUS”, explicou a profa. Raquel Araújo.
Segundo ela, durante o estudo, verificou-se o efeito positivo da Meditação Rajayoga na redução do nível de Distress e ansiedade em mulheres com cancer de mama em quimioterapia.
“O estudo pode servir de suporte para o planejamento de estratégias que possam ser implementadas na prática assistencial”, disse.