Profa. Kelma Gallas publica duas pesquisas em coletâneas piauienses

Compartilhe!

Professora de Antropologia no Centro Universitário Santo Agostinho, Ana Kelma Cunha Gallas, doutoranda em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí, publicou uma série de pesquisas sobre a diversidade sexual e de gênero em periódicos brasileiros. Ela integra o Grupo de Pesquisa Democracia e Marcadores Sociais da Diferença, liderado pela profa. Dra. Olívia Cristina Perez, da Universidade Federal do Piauí.

Em Junho, Kelma Gallas participou da coletânea “Proteção e liberdade: as escolhas trágicas de um Estado em crise”, organizada pela Profa. Dra. Guiomar de Oliveira Passos e o prof. Dr. Kleber Montezuma Fagundes dos Santos, editada pela EDUFPI. O capítulo intitulado Igualdade, Liberdade e emancipação na Pandemia da COVID-19: Reflexões teóricas a partir de Tocqueville, Mill e Marx, foi escrito em parceria com Libni Milhomem Sousa e Rammyro Leal Almeida, que participam do Programa de Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí.
O trabalho faz uma discussão teóricas da intervenção do Estado no contexto da pandemia, buscando aportes tanto em Alexis de Tocqueville, em “A democracia na América: sentimentos e opiniões”, e John Stuart Mill, em “A liberdade”, como em Karl Marx, em “A questão judaica”.

Para os autores, Desde que despontou no início de 2020, a pandemia da Covid-19 vem repercutindo profundamente em todos os domínios da vida social, implicando, sobretudo, na esfera política: “Se de um lado, medidas são adotadas para impedir a propagação do vírus restringiram direitos fundamentais, como a liberdade de locomoção ou de reunião, de outro, os governos em diferentes esferas, ampliaram o seu poder de controle. Resguardando as distintas conjunturas e as formas de controle adotadas nos países, esse debate se situa em três grandes eixos: a liberdade de opinião, de locomoção e de participação política. Juntos, esses eixos constituem a síntese dos direitos políticos e direitos civis nos países democráticos”.
O ensaio encontra-se disponível para download no site da EDUFPI.

Outro trabalho foi publicado na coletânea “Letras da Diversidade”, organizada por Marleide Lins e Ruas Nunes Silva, publicada pela AvantGarde em parceria com o Grupo Matizes. O trabalho intitulado “Imaginário do gueto e os lugares de frequentação LGBQI+ em Teresina” é resultado de sua pesquisa de mestrado, concluída em 2013. No entanto, a autora considera que o trabalho tem um inestimável valor documental e histórico. Como explica o prof. Dr. Ruan Nunes, o trabalho traz à tona os espaços teresinenses cujas histórias são reconstruídas pelos olhares dos frequentadores e frequentadoras: “partindo de uma leitura quase cartográfica de ruas, praças e avenidas da capital do Piauí, Gallas retrata as histórias de espaços profundamente marcados pela expressão LGBTQIA+, em especial, as transgressões e as interrupções dos discursos normativos”.
O trabalho, que mescla uma perspectiva acadêmico-investigativa, reporta-se a bares de frequentação LGBTQIA+ entre os anos 1990 e 2000, onde a autora “revela como essa presença de grupos minoritários se constrói na dubiedade da metáfora do armário, proposta pela estadunidense Eve Kosofsky Sedgwick – ora excessivamente público, ora demasiadamente privado”, explica Ruan Nunes.

Para Kelma Gallas, em Teresina, a ideia de “gueto”, esteve, durante muito tempo, associado ao centro da cidade, onde se concentravam os espaços de frequentação LGBTQIA+. “A palavra ‘gueto’ evocava a ideia de sordidez e exclusão, de espaços marginais, frequentados por excluídos e caracterizado pelos serviços baratos e de qualidade inferior”, disse.

O livro foi lançado durante a Feira do Livro da Diversidade, nos dias 27 a 28 de maio, no Clube dos Diários de Teresina, quando participou de uma mesa mediada pelo organizador, o prof. Dr. Ruan Nunes Silva, e a autora Julyanne Alves Teixeira, autora do capítulo “Sair do armário no trabalho: implicações de se assumir em ambientes laborais”, fruto de sua dissertação.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui