A profa. Dra. Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger, coordenadora de Pós-Graduação no Centro Universitário Santo Agostinho, e o médico Leonardo Halley Carvalho Pimentel, assinam, como organizadores, a coletânea acadêmica “Reabilitação: Teoria e Prática”, lançada dia 17 de agosto, no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR).
Publicado pela editora acadêmica e científica Lestu (SP), o livro apresenta os protocolos, conhecimentos e práticas aplicadas no CEIR ao longo de quase 15 anos. Em 52 capítulos, divididos em 5 partes, mais de autores trazem estudos sobre diferentes aspectos do atendimento especializado a pessoas com deficiência. A obra foi lançada em dois formatos: o digital, disponível na versão FlipBook, com 700 páginas, e o formato impresso, com quase 600 páginas. Cada capítulo contou com um identificador DOI, padrão numérico internacional que serve para identificar, com segurança, as publicações digitais.
Obra de referência, “Reabilitação: Teoria e Prática” ressalta a importância do trabalho multiprofissional necessário para o atendimento a pessoas com deficiência física, intelectual e auditiva.
Gestores, organizadores e autores, especialistas das mais diversas áreas do conhecimento, lotaram o auditório do CEIR. Em sua fala, o Dr. Leonardo Halley ressaltou o árduo trabalho de coleta de estudos, revisão técnica e publicação, que consumiu quase 3 anos. “Essa obra apresenta, de forma científica, o trabalho realizado pelos profissionais do CEIR nas atividades de reabilitação. Trata-se de obra de grande envergadura, que traduz a importância do CEIR no trabalho de reabilitação de pessoas com deficiência no Estado do Piauí”, disse. O Dr. Leonardo Halley destacou o fato de a obra estar acessível através da internet, de forma gratuita. “É um livro técnico-científico, mas, também uma obra que reúne histórias de quem trabalha e de quem é paciente aqui no CEIR”, disse, manifestando o desejo de que a obra seja útil a estudantes, profissionais e pesquisadores. “Esse livro é importante não só por trazer respostas para questões técnicas, mas para possibilitar a consulta para quem quiser conhecer o retrato do trabalho do CEIR, ao longo desses últimos anos”, diz Halley.
Em seu discurso, a profa. Dra. Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger diz que a obra reúne pesquisas fundamentadas, tanto por conceitos teóricos como por acúmulo de experiências práticas. “O livro tem a função de somar e, não, de esgotar o debate sobre o processo de reabilitação”, disse. Ela explicou que o livro pretende apontar novas formas de caminhar nesse processo, muitas vezes, complexo e desgastante, “por envolver não só a perspectiva do paciente, mas também do cuidador, da família e dos profissionais”, explica. A organizadora lembra que profissionais, professores e estudantes do Centro Universitário Santo Agostinho também participam da obra como autores. Raquel Vilanova de Araújo e Jordano Leite Cavalcante de Macêdo, da Enfermagem e da Fisioterapia, respectivamente, publicaram pesquisas com alunos de graduação. Também participam da obra professores de pós-graduação do UNIFSA, como o Dr. Francisco José Alencar, Leonardo Raphael Santos Rodrigues e Ana Patrícia de Carvalho Petillo.
Com os organizadores do livro, Leonardo Pimentel e Izabel Cronemberger, ao lado da Profa.Dra. Lúcia Vilarinho e do Prof.Dr.Viriato Campelo, vice-reitor da UFPI. Foto: Assessoria de Comunicação do CEIR
Para a professora Lúcia Vilarinho, Coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/UFPI) e compõe o Conselho Editorial do livro, toda produção de conhecimento costuma ser um ato singular de criação de novas ideias e/ou de inovação sobre algo já conhecido, que ao ser publicada estabelece uma dialogia com o mundo a partir dos leitores da obra. Para ela, a coletânea Reabilitar – Teoria e Prática” já nasce coletiva. “Como representante da UFPI e do NESP, registro a minha honrosa satisfação de estar com a Associação Reabilitar – nesta produção científica que está sendo entregue ao mundo, de forma impressa e digital, sob a batuta da editora LESTU”, destaca.
“De autoria de mais de uma centena de profissionais que entregam à comunidade acadêmico-científica o conhecimento acumulado em seus estudos e experiências de trabalho em saúde, sob a perspectiva de equipes multidisciplinares de atuação interprofissional necessárias para o atendimento das necessidades de saúde de pessoas com deficiência, a obra também dá voz aos movimentos sociais e entidades representativas do segmento”, disse.