Na programação do 2° Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade, no dia 6 de outubro, das 15h às 18h, os professores mestres Fabrício de Farias Carvalho e Gustavo Luís Mendes Tupinambá Rodrigues ministrarão o minicurso: “Processo judicial eletrônico”.
Esse curso de curta duração tem o objetivo de colocar o participante em contato direto com a prática eletrônica de atos processuais, em especial o peticionamento eletrônico, realidade cada vez mais frequente no dia a dia do operador do Direito, o cursos trará as pautas e abordagens do momento.
Conforme o professor mestre Gustavo Tupinambá, o avanço dos recursos tecnológicos, principalmente os trazidos pela computação e pela internet à humanidade, conduziram todas as atividades e carreiras a se adequarem à adoção destes meios.
O professor mestre Fabrício Carvalho esclarece que o minicurso será dividido em suas etapas, sendo a primeira uma exposição teórica acerca da principiologia e normatização do processo judicial eletrônico, e, em seguida, será apresentado o ambiente real do processo eletrônico, através da plataforma utilizada pelos tribunais, abordando as principais ferramentas e rotinas para uma adequada prática de atos processuais eletrônicos.
Os professores reforçam que o minicurso possibilitará um olhar em consonância com as exigências do mercado, possibilitando ao participante a compreensão teórica e prática sobre os fundamentos e rotinas do processo judicial eletrônico, como novo meio de prestação jurisdicional do Estado. Isso tudo sem deixar de abordar o olhar para as dificuldades enfrentadas e os desafios a serem alcançados.