O Pró-reitor Administrativo e Financeiro do Centro Universitário Santo Agostinho, Átila Lira, participou do último bate papo deste ano da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES. O momento abordou as Perspectivas do Cenário Educacional para 2023, e aconteceu no formato híbrido (presencial e remoto).
Para debater sobre o futuro da educação no país juntamente ao gestor do UNIFSA, estiveram presentes: o Diretor Presidente da ABMES, Celso Niskier; o Diretor do Ituring e Ex-secretário de Educação Superior do MEC, Ronaldo Mota; o Reitor da Universidade de São Francisco, Gilberto Garcia; o Senador do Distrito Federal, Izalci Lucas; o Vice-presidente do CA, Janguiê Diniz; a Vice-presidente da ABMES, Débora Guerra; e a diretora de educação da Microsoft Brasil, Vera Cabral.
Durante o encontro, Celso Niskier falou sobre as metas do ABMES para o ano que vem.
Vamos continuar dando cada vez mais transparência à nossa organização; Vamos atuar muito proximamente ao novo governo, já que é um ano de transição política e a ABMES tem o I da influência, que é muito importante pra nossa atuação; Vamos continuar apoiando a inovação; Vamos continuar trabalhando pelo princípio que nos une, que é o acolhimento da nossa diversidade. Nós valorizamos a diversidade institucional do nosso setor. Nós temos pequenas, médias, grandes faculdades, centros, universidades, grupos empresariais, pequenas instituições filantrópicas. Essa é a riqueza do modelo brasileiro.
Celso Niskier, Diretor Presidente da ABMES
Como um forte defensor do ensino público e privado, Átila Lira citou a importância de fortificar os investimentos na educação do país.
Quando falamos em educação, é educação no sentido amplo, pública e privada. Mas, especificamente na educação pública, eu acho que a gente tem que voltar a um alinhamento para que possamos dar um norte na educação. Quando priorizamos a educação, quem ganha é o país.
Átila Lira, pró-reitor Administrativo e Financeiro do UNIFSA
Reafirmando sua visão sobre a educação brasileira, o pró-reitor lembra que a educação deve ser para todos.
A gente vive onde 80% dos jovens ainda estão sem condições de estudar, e eles querem estudar. E nós temos vagas nas instituições privadas com qualidade. Então o que a gente precisa é um financiamento público acessível, desburocratizado e que seja sustentável, mas que tenha também subsídio do governo, porque investir em educação é pensar no futuro.
Átila Lira, pró-reitor Administrativo e Financeiro do UNIFSA
Átila possui uma carreira extensa no campo da educação, e prima por um ensino de qualidade para todos, seja em instituições públicas ou privadas. Parabenizamos nosso pró-reitor financeiro e administrativo por seguir nessa luta.