Primeiro dia do 2º CBCS têm programação de boas-vindas

Compartilhe!

O Centro Universitário Santo Agostinho inicia o 2° CBCS – Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade: Conhecimento e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, sendo norteado pela Agenda 2030 para alçar o Desenvolvimento Sustentável no Brasil, da Organização das Nações Unidas.

A segunda edição do Congresso tem como objetivo aproximar a sociedade das práticas científicas contemporâneas, bem como cooperar para a divulgação científica. Por meio dos condutores Conhecimento e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, o CBCS irá orientar as suas contribuições acadêmicas para o bem-estar social, seguindo os 17 objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O professor Dr. Alisson Dias Gomes iniciou a exposição virtual frisando o compromisso da sociedade e da academia com o meio-ambiente. Pontuando os 17 objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável como ferramenta primordial para uma sociedade bem desenvolvida.

“A Agenda 2030 é a declaração geral da nossa interdependência. O nosso projeto veio com o objetivo de promover essa contribuição social de novas práticas, novas iniciativas que possam trazer bem para o mundo. Ela é um plano de ação para o planeta e a sociedade, quem busca essa sensação de pertencimento. Essa coloca os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável e dentre esses nós, os professores e organizadores desse evento, buscamos instigar a contribuição social de todos para alcançá-los”, disse o professor.

Professor Dr. Alisson Dias
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Agenda-2023-1024x576.png
Professor Dr. Alisson Dias Gomes Exposição Virtual Agenda 2023.

O primeiro dia do 2° CBCS teve seu segundo ato com o Momento Cultural. Os participantes prestigiaram apresentações gravadas de vários artistas e temas: musicas; poemas; paródias e animações.

Interpretação de Poema de Bráulio Bessa apresentada no Momento Cultural do 2° CBCS

O poema de Bráulio Bessa reflete que para a construção de uma sociedade melhor, é fundamental valorizar os professores e professoras brasileiros. Considerando a proposta do evento, uma educação com base humanista, crítica, ética e capaz de transformar a sociedade. E que esses são pontos fundamentais da missão institucional e que passam pela produção de conhecimento e de ciência

Apresentações de animações com mensagens de colaboração social.

Ao início da noite, às 18h00, aconteceu a Cerimônia de Abertura do CBCS 2021. Moderada por Wilk Leal, do Núcleo de Comunicação do UNIFSA, a solenidade serviu para declarar oficialmente o início do evento e mostrar alguns dos profissionais que estão por trás de toda a estrutura do Congresso.

Assim, participaram da mesa: a Pró-reitora de ensino do UNIFSA e presidente do comitê organizador do 2° CBCS, Maria Antonieta Lira e Silva, representando Yara Maria Lira Paiva e Silva, reitora do Centro Universitário Santo Agostinho; O Pró-reitor Administrativo e Financeiro, Átila de Melo Lira; A Coordenadora Financeira, Indira Maria de Melo Lira Pereira da Silva; E a Coordenadora da Pós-Graduação e membro da comissão organizadora do 2º CBCS, profa. Dra. Izabel Erika Gomes Matias Cronemberger.

Como presidente da equipe de organização, Maria Antonieta Lira frisou, durante seu momento de fala, como o Congresso se faz essencial para o aprimoramento da educação brasileira.

Maria Antonieta Lira e Silva, Pró-reitora de ensino do UNIFSA e presidente do comitê organizador do CBCS

“O importante papel de divulgação cientifica é exemplarmente desempenhado por eventos como o Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade, que reúne especialistas e pesquisadores das mais variadas áreas de conhecimento, possibilitando a convergência e a troca de saberes tão importantes para o desenvolvimento da ciência e da sociedade”.

Maria Antonieta Lira e Silva, Pró-reitora de ensino do UNIFSA e presidente do Comitê Organizador do CBCS

O Pró-reitor Administrativo e Financeiro, Átila de Melo Lira, comentou que o 2° CBCS é resultado de um trabalho e investimento em pesquisa e formação dos professores há vários anos.

Pró-reitor Administrativo e Financeiro, Átila de Melo Lira

“Aproveito para agradecer todos os envolvidos neste evento, do 2° CBCS, um congresso que é fruto de um trabalho de 23 anos, desde quanto começamos com a Semana Científica e já pens´ávamos em um Congresso, um evento mais robusto e sempre investindo em pesquisa”

Pró-reitor Administrativo e Financeiro, Átila de Melo Lira

Em seguida, ao dar boas vindas aos participantes do congresso, a Profa. Dra. Izabel Erika Gomes Matias Cronemberger retorna a citar a ciência como peça fundamental da vida.

Profa. Dra. Izabel Erika Gomes Matias Cronemberger , membro da comissão organizadora do 2º CBCS.

“Abraçar a Ciência é abraçar um mundo de oportunidades, que se produz em novos conhecimentos e se alimenta o futuro e o agora de uma sociedade. Por isso, essa minha fala de boas vindas é também de esperança. Esperançar por dias melhores, cuidados melhores e práticas melhores, desencaixotadas de um saber único e soberano”.

Profa. Dra. Izabel Erika Gomes Matias Cronemberger, membro da comissão organizadora do 2º CBCS.

Logo após a cerimônia, o ex-ministro da educação Renato Janine participou do Momento Palavra de Autoridade. Por meio de vídeo, o professor, que também é Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), discursou sobre a importância do conhecimento científico no enfrentamento de problemas sociais e crises sanitárias, como a atual pandemia do Coronavírus.

Transmissão do vídeo de Renato Janine

“É extremamente importante, significativo, revelador que nessa hora se realize um congresso articulando ciência e sociedade. Porque a ciência é aquilo que está nos salvando. Foi a ciência que nos permitiu enfrentar, reduzir brutalmente a mortalidade, em um ano termos recorde nunca antes havido de pelo menos uma dúzia de vacinas que estão fazendo um efeito importante na redução da mortalidade, e também foi possível graças à aplicação da ciência, graças à tecnologia, que muitas atividades fossem feitas à distância, como esta mesma.”

Prof. Dr. Renato Janine

A Palavra de Autoridade serviu para dar respaldo ao tema do evento, permitindo, então, dar início aos encontros acadêmicos planejados para os dias de CBCS, e assim foi feito.

A noite foi finalizada com a Conferência Magna de Durval Muniz de Albuquerque Júnior, Professor Doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Intitulada “DE PRÁTICAS SOCIAIS, PODER E SEXUALIDADE EM FOUCAULT E EM BOURDIEU: O BRASIL ATUAL À LUZ DE
MICHEL FOUCAULT, a conferência tratou de assuntos específicos do campo da filosofia e sociologia, como o exercício de poder dentro da sociedade.

“Uma coisa importante que Foucalt nos ensinou: O Estado não é de onde parte o poder. O Estado não é o poder. O Estado é resultado da pirâmide de poderes que atravessa a sociedade. Na verdade, são os micropoderes (colaboração social) que sustentam o macropoder do Estado. O Estado só pode sobreviver quando ele é sustentado por relações de poder espairados por toda a vida social”.

Durval Muniz sobre poder em sociedade.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui