Primeiro dia da 16° Semana do Orgulho de Ser se encerra com programação diversificada

Compartilhe!

O Centro Universitário Santo Agostinho, promoveu no dia 02 de setembro, a 16° Semana do Orgulho de Ser: Diversidade e Democracia. O evento contou  palestras, debates e oficinas que abordaram temas importantes relacionados à comunidade LGBTQIA+ e sua luta. 

Realizado desde 2007 em parceria com o Grupo Matizes, o encontro também envolve pesquisadores situados em diferentes campos de conhecimento que apresentam suas contribuições para as temáticas de corpo, sexo e gênero.

A programação teve início pela manhã, às 08h, com  mesa redonda:  A educação como espaço de diversidade. Logo em seguida, ás 09:40, o palestrante Prof. Dr. Giorge André Lando, da Universidade de Pernambuco – UPE, discursou aos presentes.

Na ocasião, ele falou sobre a população LGBTQIA+ no ambiente escolar, além de traçar pontos importantes sobre a vivência dessa população em uma país com altos índices de mortalidade contra a comunidade citada. 

“Não é segredo pra ninguém que nós vivemos num país que mais mata pessoas LGBT. E isso já faz alguns anos que o Brasil é a cabeça, né? Tá lá sempre em primeiro lugar nesse ranking dos países que mais cometem violência contra as pessoas LGBT.  Diante dessa sociedade LGBT fóbica, onde as crianças estão inseridas, elas passam a reproduzir esse comportamento dentro das escolas”

Disse, Prof. Dr. Giorge André Lando

Durante a tarde, a partir das 14h, ocorreu a mesa de abertura: O orgulho de ser “Sem rótulos, por favor”, que teve como palestrante a Jéssyka Rodrigues (UFPI/FIOCRUZ), ela falou sobre a importância de ter responsabilidade social, quando se faz parte ou não não de um grupo que vivem à margem na sociedade. 

“Qual é a nossa responsabilidade social que devemos ter como pertencentes a esses espaços, a essa instituição?Então eu ainda fico muito triste de ver pessoas brancas que não possuem responsabilidade com outros corpos e outras corpas”.

Pontuou,  Jéssyka Rodrigues 

Para finalizar a noite com chave de ouro, às 19h, ocorreu apresentação artística de Luis Víctor, O transtorno. Ele contou sobre sua trajetória pessoal e profissional, além de declamar algumas de suas composições, como Duvidosa. 

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui