A aula inaugural da 4ª turma da Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Centro Universitário Santo Agostinho acontecerá na 3 de setembro, às 18h30, na Plataforma Blackboard. com a webconferência: “Estratégias e Adaptações Psicoterapêuticas no Contexto da Pandemia”, coma Profa. Ma. Vanda Márcia Silva Ferreira. Ainda dá tempo se inscrever para as últimas vagas da turma.
O curso, que tem carga horária total de 715 horas, sendo 130 dedicadas exclusivamente a prática supervisionada, tem o objetivo de capacitar psicólogos com conhecimentos teóricos e práticos necessários a uma visão contemporânea sobre os sintomas psicopatológicos a partir do referencial teórico proposto para atuar como psicoterapeutas com ferramentas apropriadas ao manejo clínico.
De acordo com a coordenadora, Ma Juliana Soares, a grade do curso é comporta de disciplinas como Psicanálise: Estruturas clínicas e sintomas contemporâneos, Psicopatologia da Infância e Adolescência, A clínica psicológica diante do suicídio, Neuropsicologia na prática clínica e muitas outras que comóem uma formação completa e que atendas as necessidades atuais do mercado de trabalaho na área.
O fazer profissional na psicologia clínica sempre foi muito amplo e complexo, não só pela diversidade de teorias que lhe sustentam, mas também pela necessidade constante de mudanças e adaptações às novas manifestações sintomáticas, formas de adoecimento e sofrimento emocional. A Pandemia da COVID-19 veio exigir ainda mais dos profissionais da psicologia clínica, a partir de limitações físicas e geográficas impostas em prol da contenção do vírus, mas também pelas consequências psicológicas de um contexto de isolamento e distanciamento social. Pensando nessas questões, os(as) psicólogos(as) clínicos(as) se lançaram no desafio de reinventar o seu fazer dando continuidade à sua grande missão de cuidado em saúde mental.
Profa. Ma. Juliana Gomes da Silva Soares
Coordenadora da Pós-graduação em Psicologia Clínica do UNIFSA