A pesquisa “Brasil GUETO Brasil – um experimento decolonial em dança desenvolvido pelo projeto de Extensão Núcleo de Dança UNIFSA, Teresina – PI“, produzida pelo docente do curso de Educação Física do Centro Universitário Santo Agostinho, Me. Kácio dos Santos Silva, foi selecionada para apresentação no XVII SIEFLAS – Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde que acontecerá na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da cidade de Viana do Castelo, em Portugal.
Com o objetivo de revelar como a elaboração de um espetáculo de dança pode contribuir para a afirmatividade de corpos e danças muitas vezes subalternizadas dentro do Brasil, o trabalho consistiu no desdobramento da dissertação de mestrado de Kácio, que atualmente é doutorando em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI com doutoramento sanduíche na Universidade de Coimbra, Portugal. Sua pesquisa que buscou construir narrativas positivas para combater processos de discriminações através da valorização de pessoas e suas narrativas próprias capazes de constituir Dança.
O artigo foi escrito a partir da minha experiência com a dissertação de mestrado. No entanto, destaco que a construção do espetáculo foi coletiva. Haverá sempre uma coletividade implícita, pois, construímos com as pessoas do elenco e que, no Núcleo de Dança do UNIFSA sempre fiz questão de provocar sobre o que cada um trazia consigo para a produção coreográfica. Penso que nenhum coreógrafo concebe um espetáculo sozinho, assim como deve ser missão do professor contemporâneo elaborar conhecimento na coletividade.
Me. Kácio dos Santos Silva, docente do curso de Educação Física do UNIFSA
Pra ele, a aprovação desta pesquisa é uma conquista coletiva, que evidencia o poder de alunos e professores em transformar contextos e instituições de ensino, como o UNIFSA.
Para mim, esta aprovação contribui para um reconhecimento dos alunos do projeto que automaticamente contribui para um autorreconhecimento e emancipação deles próprios. É provável que muitos deles talvez não trabalhem futuramente com a Dança, mas serão eternamente provocados pelo que a dança fez pensar no corpo deles.
Me. Kácio dos Santos Silva, docente do curso de Educação Física do UNIFSA
O UNIFSA parabeniza os envolvidos pelo belo trabalho realizado no Núcleo de Dança do UNIFSA, em especial o docente Kácio Silva, que foi além dos palcos e eternizou o projeto em uma pesquisa científica.