Uma pesquisa científica é produzida para ir além da sala de aula, e o trabalho de Iniciação Científica dos egressos do Centro Universitário Santo Agostinho, Ana Vitória Paé Lima e Weslley Moura Sousa, alcançou o maior evento de enfermagem da América Latina. A pesquisa, intitulada Cuidado espiritual no currículo de enfermagem: competências disponíveis para o ensino no Brasil, foi apresentada pela orientadora, a Profª Drª Willyane de Andrade Alvarenga, no 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBCENF, em João Pessoa-PB.
Segundo Ana Vitória Paé, sua pesquisa é importante pra disseminar informações acerca da importância do cuidado espiritual no contexto da assistência em Enfermagem, pois trouxe a proposta de traduzir e adaptar para o Brasil uma matriz de competências em cuidado espiritual que foi desenvolvida originalmente por um grupo europeu.
Com o resultado obtido por meio desse estudo, temos uma matriz adaptada para realidade do Brasil que pode nortear o ensino dessa temática na graduação de enfermagem em território brasileiro. Acredito que com isso podemos contribuir para formação de enfermeiros que tem competência para cuidar de seus pacientes, levando em consideração todas as esferas de sua vida, inclusive a espiritual.
Ana Vitória Paé Lima, egressa de Enfermagem do UNIFSA
Para ela, que foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, a realização desse estudo e sua apresentação em um grande congresso é uma grande oportunidade de contribuir com o crescimento da Enfermagem.
É incrível poder contribuir para enfermagem como ciência. Apresentar essa pesquisa em um congresso dessa magnitude traz visibilidade para essa temática tão importante, e permite trocas de experiências com pesquisadores renomados. Possibilita também mostrar o resultado dessa Matriz de Competências em Cuidado Espiritual, que tem potencial de nortear o ensino dessa temática nas graduações de enfermagem. Ademais, é uma forma de mostrar que o UNIFSA incentiva a comunidade acadêmica a desenvolver pesquisas com grande potencial, assim como essa. Para mim é uma oportunidade única, de poder mostrar o resultado desse trabalho que demandou muito esforço, mas que certamente só me mostrou que realmente amo a pesquisa científica e que é algo que quero seguir enquanto enfermeira.
Ana Vitória Paé Lima, egressa de Enfermagem do UNIFSA
Parabenizamos nosso egressos Ana Vitória Paé Lima e Weslley Moura Sousa pela excelente pesquisa produzida, e celebramos esse grande passo em suas carreiras acadêmicas e profissionais. Saibam que estamos sempre de portas abertas para recebê-los novamente.