Muito além da formação de profissionais para o mercado de trabalho, o Centro Universitário Santo Agostinho valoriza e incentiva a produção científica e sua divulgação a nível internacional. Como prova disso, o trabalho Inovação Social e Criação de Valor Sustentável na Favela Brasil Xpress, desenvolvido pelo docente Rhubens Ewald Moura Ribeiro e a aluna do curso de Engenharia de Produção, Vitória Cruz Sousa Silva, tornou-se capítulo do livro “Open Science Research XIV”, da Editora Científica Digital.
Essa pesquisa teve como objetivo geral descrever como a Favela Brasil Express aplica o Modelo de Criação de Valor Sustentável, bem como quais inovações sociais foram geradas pela organização nas comunidades onde atua. A Favela Brasil Express (FBX) é uma empresa de inteligência logística que está impactando as favelas do país, por meio do desbloqueio de CEP que, antes, não conseguiam atender aos moradores que residiam nas áreas consideradas restritas para entregas da internet.
Para Rhubens Ribeiro, o reconhecimento das pesquisas desenvolvidas no Ensino Superior é fundamental tanto para quem produz quanto para a Instituição em qual os autores estão inseridos.
Em relação aos alunos, eles iniciam a vida profissional já sendo mais reconhecidos por estarem fazendo também pesquisa, por estarem se aprofundando no conhecimento da área onde eles estão se formando. Então eles fazem estudos mais aprofundados, eles conhecem mais teorias, eles conhecem mais as realidades. Então eles chegam ao mercado mais bem preparados. Para o professor, mantém ele atualizado nos conhecimentos, mantém ele se aprofundando em teorias ou em novas teorias ou até criando novas teorias, novos conhecimentos para difundir. Então demonstra a qualidade do profissional docente que ele é. Além disso, o UNIFSA sai à frente no sentido de que, ao institucionalizar a pesquisa como uma das atividades que ela faz, via programa de iniciação científica, projeta ela como uma instituição diferenciada, que vai formar esse aluno de maneira mais holística, de maneira mais completa.
Prof. Rhubens Ewald Moura Ribeiro, docente do UNIFSA
O UNIFSA parabeniza o docente Rhubens Ribeiro e a aluna Vitória Silva pela pesquisa publicada. Somos orgulhosos pelo trabalhos produzidos em nossa comunidade. Sucesso!