Pesquisa no UNIFSA é tema de mesa no XXV Encontro Pedagógico

Compartilhe!

A pesquisa científica no contexto das instituições de ensino superior foi o principal tema discutido na Mesa Acadêmica intitulada "A pesquisa no UNIFSA: desafios, perspectivas e iniciativas",

A pesquisa científica no contexto das instituições de ensino superior foi o principal tema discutido na Mesa Acadêmica intitulada “A pesquisa no UNIFSA: desafios, perspectivas e iniciativas”, ocorrida no dia 21 de janeiro, durante o XXV Encontro Pedagógico do Centro Universitário Santo Agostinho. Participaram da mesa, o Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, a Profa. Ma. Ana Kelma Cunha Gallas; o prof.Me. Antônio Carlos Cortez; a Profa. Dra. Liana Dantas da Costa e Silva, com a moderação da Profa. Ma. Antonieta Lira e Silva, Pró-Reitora de Ensino do UNIFSA.

Professores do UNIFSA participaram ativamente da mesa sobre pesquisa.

No momento anterior, foram dados informes sobre a participação docente no planejamento acadêmico para o semestre letivo de 2020.1. A profa. Ma. Mônica Fialho, presidente da Comissão Própria de Avaliação, comentou os principais aspectos do processo de autoavaliação ocorrido em 2019 e suscitou reflexões sobre os desafios da prática docente no atual contexto da educação superior.

Profa.Ma. Mônica Fialho falou sobre a CPA

Em seguida, o prof.Dr. Alisson Dias Gomes, coordenador do Núcleo de Iniciação à Pesquisa, falou sobre a seleção de projetos de iniciação científica nas modalidades PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e PIVIC (Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica) destinadas ao corpo acadêmico da Instituição.

Prof.Dr. Alisson Dias Gomes falou sobre a iniciação à pesquisa científica

A Mesa sobre “A pesquisa no UNIFSA: desafios, perspectivas e iniciativas”, foi moderada pela profa. Ma. Antonieta Lira e Silva, Pró-Reitora de Ensino do UNIFSA. Ela reafirmou a necessidade inadiável da instituição de continuar investindo no ensino, pesquisa e extensão como possibilidades de construção de novos saberes.

Antonieta Lira e Silva foi a moderadora da mesa acadêmica sobre Pesquisa no UNIFSA.

O primeiro tema da mesa acadêmica teve como tema As métricas da produção acadêmica, e foi apresentado pela prof.Me. Antônio Carlos Leal Cortez, coordenador de Educação Física e doutorando na UNIRIO-RJ.

O uso de indicadores e métricas de produção científica é uma prática rotineira na avaliação da qualidade e desempenho de pesquisa.
Atualmente existem diferentes bases de dados que geram indicadores científicos que qualificam o material produzido por pesquisadores de todo mundo, como podemos exemplificar o Fator de Impacto e o Qualis Capes”.

Prof.Me. Antônio Carlos Cortez

Prof.Me.Antonio Carlos Cortez fala sobre as métricas acadêmicas.

O tema da profa. Dra. Liana Dantas da Costa e Silva, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do UNIFSA, abordou os Aspectos Éticos e Obrigatórios para a pesquisa com seres humanos. Ela destacou a importância do CEP como um espaço independente e de caráter consultivo, deliberativo, educativo e fiscalizador, que contribui para a qualidade das pesquisas, bem como, para a valorização do pesquisador.

Alisson Dias Gomes também teve um espaço na Mesa Acadêmica, como coordenador do NIP – Núcleo de Iniciação à Pesquisa, para falar sobre a Cultura Institucional de Iniciação à Pesquisa no Centro Universitário Santo Agostinho. Para o professor, “saímos da condição de consumidores de pesquisa, para a condição de produtores de conhecimento”. E, nesse sentido, o NIP pretende estimular a difusão dos resultados finais das pesquisas em publicações de impacto. Ele cita, ainda, como resultado positivo, a aprovação de egressos em programas de mestrado e doutorado Brasil afora. “Foram mais de 25 aprovados!”, diz, lembrando de vários egressos que estão, hoje, inseridos nos programas de pós-graduação stricto sensu.

A mesa debateu aspectos relacionados à pesquisa no UNIFSA.

“Desde 2014, o UNIFSA vem financiando projetos de pesquisa e equipes. Em 7 anos, 146 projetos foram realizados, envolvendo mais de 300 pessoas, entre docentes e discentes”.
Prof.Dr. Alisson Dias Gomes (Coord.
NIP)

O quarto e último tema foi apresentado pela profa.Ma. Ana Kelma Cunha Gallas, que abordou a Importância Estratégica dos Eventos Acadêmicos. Coordenadora do Núcleo de Comunicação, a professora foi a coordenadora da Semana Científica entre 2003 e 2017, e participou da equipe de organização do Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade. Ela explicou que os eventos são uma importante ferramenta de posicionamento da marca e que, por isso, devem ser bem planejados para atingirem os seus objetivos.

“Organizar um evento é mais do que planejar uma uma sequência de atividades destinadas a um determinado público. Temos que pensar o evento como uma atividade da Marca, ou seja, um acontecimento que carrega consigo a imagem institucional”.
Profa. Ma. Kelma Gallas

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui