Participantes relatam suas experiências na Semana Científica do UNIFSA

17 set


A Semana Científica do Centro Universitário Santo Agostinho, um dos maiores eventos científicos do Piauí, iniciou suas atividades no ano de 2002, quando ainda se chamava Faculdade Santo Agostinho e somava apenas quatro anos de existência.

A data escolhida para a estreia da semana, que seria dedicada à produção do conhecimento científico, foi exatamente a do aniversário da instituição e desde o início sinalizou que se tornaria um dos grandes pilares institucionais: a produção de conhecimento. Esta iniciativa corrobora com o objetivo de formação completa, fornecendo aos estudantes ferramentas que possibilitem o desenvolvimento integral de suas habilidades desde os primeiros semestres.

Nesse sentido, uma das organizadoras da Semana Científica 2020 e coordenadora do Núcleo de Comunicação do UNIFSA, a professora Ma. Ana Kelma Gallas, ressalta a importância do evento para o envolvimento dos alunos e os direcionamentos acerca do processo científico.

A egressa de Enfermagem e agora estudante de Odontologia do UNIFSA, Jadna Franco, que participou de cinco edições, afirma que foram vivências maravilhosas. “Foi muito bom ter participado muitas vezes. Primeiro pela oportunidade de adquirir novos conhecimentos, experiências, participar das exposições culturais, assistir profissionais renomados como palestrantes e também pelo grande incentivo para a produção científica, que sou apaixonada. Observando os palestrantes e professores, me estimulei a buscar mais oportunidades de crescimento, foi assim que me inscrevi para monitorias, projetos de extensão e em outros eventos acadêmicos na minha área. Neste ano vou participar também”, explica.

Nas edições anteriores da SEC do UNIFSA, além de se inscrever como participante, os estudantes também tinham a oportunidade de atuar como monitores, contribuindo para a organização do evento em várias comissões como as de divulgação, organização das palestras, produção de material e no processo de avaliação.

O estudante Walicy Cosse descreve sua experiência com o evento e as contribuições para a sua carreira profissional: “A semana científica foi um marco importante na minha trajetória acadêmica. Em 2015, participei pela primeira vez do evento e apresentei meu primeiro trabalho acadêmico. Foi uma experiência ímpar que serviu para me estimular a entrar no universo da pesquisa. Nos anos seguintes, tive o prazer de participar como monitor do evento e adquirir conhecimentos fundamentais para a vida acadêmica, bem como enriquecer meu currículo. Posso afirmar que todos os trabalhos produzidos nos 5 anos de graduação (artigos publicados, iniciações científicas e apresentações de trabalhos em eventos.) tiveram como ponto de partida a SEC. Tudo isso foi essencial e contribuiu para que hoje eu pudesse, ser residente do programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da UFPI. Sem dúvidas, a SEC do UNIFSA é capaz de marcar positivamente o percurso acadêmico de quem participa, seja pelas palestras, mesas de discussões, apresentações de trabalhos… Vale muito a pena!”

Opinião corroborada por outra egressa que também já participou do evento em quatro oportunidades, Carla Kellen Lima Sousa:

“A Semana Científica permite que o aluno tenha o primeiro contato com o universo acadêmico, além de enriquecer o currículo, contribui  com a pesquisa e a Ciência. Proporciona também contato mais próximo com professores que nos ajudam a iniciar uma carreira acadêmica! É uma oportunidade maravilhosa para os alunos do UNIFSA e de outras instituições. Tive o privilégio de participar várias vezes e algumas delas como monitora. Com ela pude aprender a organizar eventos, planejar, além de me ajudar na oratória pois, também fui líder de equipe de divulgação. Ela também me permitiu acesso a professores renomados tanto do Brasil como do exterior. Isso despertou minha visão para a importância da pesquisa. Sem contar com a certificação que é diferenciada e vale muito! Agora, com a versão remota, é uma oportunidade a mais para quem mora perto e longe. Eu já me inscrevi!”

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA PROMETE ATRAIR PÚBLICOS VARIADOS

Em 2020, mediante as condições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o evento será inteiramente virtual. Então, algumas atividades tiveram que ser reformuladas, o evento passou a ser dividido em Momento Gratidão (3 atividades de autoconhecimento); Momento Carreira (20 webinários ); Momento Cultural (4 atividades de socialização) Momento Formação (8 oficinas sobre 4 temas) e Momento Qualificação (3 mesas virtuais).

Essa será uma ótima oportunidade para refletir e tirar proveito do processo tecnológico da educação e também para pensar o cenário pós-pandemia. No caso do Momento Cultural, este será realizado por meio da contribuição dos participantes inscritos com vídeos mostrando algum talento através desse link. Lembrando que é imprescindível a participação dos interessados.

Como ocorrerá virtualmente, pesquisadores e interessados do País inteiro podem participar e usufruir do crescimento possibilitado pela SEC 2020, que tem como tema: “A Reinvenção Profissional na Sociedade Pós-Pandemia: transformando as formas de atuar no mundo”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui