Alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica do Centro Universitário Santo Agostinho participaram da palestra “Steel Frame: inovação na construção civil”, ministrada pelo Engenheiro Civil e egresso do UNIFSA, Guilherme Sanguinetti. O encontro aconteceu na noite da última quarta-feira (12), às 20h, na Sala de Conferência do Anexo II, e proporcionou uma imersão em uma das tecnologias mais inovadoras e crescentes do setor.
O Steel Frame, tema central da palestra, é reconhecido por oferecer maior agilidade, precisão e sustentabilidade, apresentando-se como uma alternativa que confronta diretamente os métodos tradicionais de construção no Brasil. Durante sua fala, Guilherme compartilhou a experiência adquirida ao longo de sua trajetória profissional — que inclui participação na Transposição do Rio São Francisco, fiscalização de obras e processos licitatórios. Atualmente integrando a área comercial da empresa Espaço Smart, ele destacou como a industrialização é um caminho sem volta para a construção civil, impulsionando eficiência e qualidade.


O momento também contou com a contribuição do Prof. Me. Danilo Teixeira, que ressaltou a expansão do método no país:
O steel frame é um método construtivo que já é tendência no Sul e Sudeste, onde não se encontram facilmente jazidas de areia, brita e argila como ainda é comum aqui na nossa região. Entra no mercado como uma alternativa para quem quer construir de forma mais limpa e industrializada. É comprovado que a obra se torna mais rápida e traz um retorno financeiro rápido para quem está construindo para vender.
Prof. Me. Danilo Teixeira, docente de Engenharia Civil do UNIFSA
A atividade reforça o compromisso do UNIFSA em promover debates atualizados sobre as tendências que estão remodelando o mercado da construção civil, aproximando os estudantes da prática profissional e das inovações que influenciam o futuro das engenharias.

