A extensão e as tecnologias de ensino a distância estão no foco das oficinas do XXVIII Encontro Pedagógico do Centro Universitário Santo Agostinho, que começaram nesta sexta, dia 28 de janeiro, e prosseguem até sábado, 29 de janeiro, com uma oficina promovida pelo NUCOM – Núcleo de Comunicação.
Na sexta pela manhã ocorreu a Oficina 7, de Projetos e Cursos de Extensão: da elaboração à execução, ministrada pela Profa. Esp. Roberta Mara Araújo Oliveira e Silva, coordenadora de Extensão do UNIFSA. A oficina ocorreu por meio da Plataforma Blackboard para os professores do UNIFSA, discutindo não apenas a importância da extensão, mas o uso dos templates destinados a estas atividade. “Queremos estar mais presente na comunidade externa, e não apenas atender à comunidade acadêmica”, disse a Roberta Mara.
Segundo ela, a relação do UNIFSA com a comunidade vem sendo construída desde que a instituição veio a se fixar no bairro São Pedro no início dos anos 2000. Desde então, a comunidade sempre está presente nos eventos e nas atividades promovidas pela instituição. “Inclusive, temos essa comunidade está presente na própria composição da CPA – Comissão Própria de Avaliação”, disse.
Para Roberta Mara, a extensão universitária é um processo educativo que se articula ao ensino e a pesquisa de formas indissociável. “Então, temos que introjetar isso e viabilizar a relação transformadora entre a universidade e a sociedade”, explica. Para ela, isso representa um aprofundamento da relação entre a instituição, professores, alunos e sociedade. “Passa a ser uma relação de intercâmbio, de influência e de modificação mútua, de desafios e de complementaridade”, explica.
Para a coordenadora, assim como o ensino e a pesquisa, a extensão tem um vínculo inalienável com a formação profissional do aluno UNIFSA, compromissado com a qualidade de vida, com a inovação tecnológica e, ainda, com a sustentabilidade, equidade social, direitos humanos e a participação democrática. “Queremos promover a formação acadêmica humanística, ética, política e cultural de forma articulada com o conhecimentos trans, multi e interdisciplinares”, disse.
As oficinas da tarde de sexta (28/01) serão conduzidas pela coordenadora do NEAD – Núcleo de Ensino a Distancia, profa. Ma. Eldelita Porfírio Franco. O foco são as novidades tecnológicas adquiridas pelo UNIFSA para a área de ensino, que serão disponibilizadas a partir deste semestre. “Nós queremos repensar o papel e a potência das mídias da educação, quais as práticas inovadoras que deveremos utilizar para chegar ao conhecimento”, explica.
A Plataforma Blackboard é um exemplo. Considerada uma das melhores plataforma de ensino e aprendizagem por meio digital no mundo, a Blackboard foi fundamental durante a pandemia. Por meio dela, aulas, reuniões e eventos foram plenamente realizados. No retorno à presencialidade, a plataforma passou por uma repaginada e continuará a ser utilizada em todas as atividades institucionais. “Vamos utilizá-la de uma forma mais interativa e mais recheada de recursos. Por quê? Principalmente, para enriquecer o nosso cotidiano de estudos acadêmicos, diminuir a distância entre escola e comunidade, entre professores e alunos”, disse.
Além da Plataforma Blackboard, o UNIFSA continua com o Catálogo Sagah, disponível para professores e alunos. “A gente continua, também, com a biblioteca virtual, que possui materiais riquíssimos. Temos um amplo acervo de livros digitais, que serão indicados nos planos de ensino”, explica.
Entre as novas aquisições do UNIFSA está o Algetec – Laboratórios virtuais para o ensino superior, destinado aos cursos de saúde, engenharias, ciências naturais e humanidades. “Queríamos prossibilitar uma experiência imersiva, que vem com essa pegada de realidade virtual e de realidade aumentada”, explica. Segundo a coordenadora, a ferramenta possui um portfólio de variados laboratórios e de disciplinas muito úteis, que já podem ser utilizados pela comunidade acadêmica UNIFSA a partir do semestre 2022.1. “Nós vamos fazer a divulgação desse catálogo e vocês vão saber quais conteúdos estão disponíveis para serem utilizados nas disciplinas de vocês”, conta.
Outra novidade tecnológica é o Imersys, que traz a possibilidade de experiências imersivas no aprendizado, como a realidade virtual (RV) e a Realidade Aumentada (AR), muito utilizadas em treinamentos e simulações. O Imersys proporciona uma imersão total e de forma realista, em situações de risco ou de prevenção. Os recursos dessa ferramenta podem ser utilizados por multi-usuários tanto presenciais como online.
Outra novidade é a Plataforma Link (Be Formless) é um sistema para gestão de projetos integradores, TCC e estágios, Artigos, Modelos de Negócios, Produção audiovisual, com grande utilidade, também, no processo de curricularização da extensão. “Essa é uma plataforma que vem agregar muito e fazer com que a gente consiga, também, colocar os projetos de extensão de uma forma mais sistematizada para os nossos alunos. Como gestores, vamos fazer um melhor acompanhamento”, disse. Segundo Eldelita, a oficina sobre a Plataforma Link será ministrada durante o encontro pedagógico com o próprio idealizador da ferramenta. Outra plataforma adquirida pelo UNIFSA é o Avalia, sistema de avaliação online e gestão que também possui um banco de questões, garantindo, ainda, a gestão de avaliações e o controle de todo o processo. “Por meio dessa plataforma vamos estar sempre disponibilizando simulados para os alunos, e de uma forma mais interativa”, disse.
Sábado, dia 29 de janeiro, a equipe do Núcleo de Comunicação do UNIFSA irá ministrar a oficina 10: “O uso de mídias eletrônicas e redes sociais como ferramentas de ensino”. A oficina começa às 8h e terá a duração de 3 horas, atravessando os seguintes temas como: ética e crise nas redes sociais; redes sociais: instagram e facebook como espaços de ensino e aprendizagem; e as possibilidades do youtube para disseminação do conhecimento.
PROGRAMAÇÃO
Ao longo da semana, ocorrerão cerca de 15 atividades, palestras e oficinas. Muitas discussões irão abordar a extensão e sua curricularização, uma vez que uma nova resolução do Ministério da Educação exige a curricularização da prática. Confira a Programação: