A Seccional Piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB PI) é oficialmente uma parceira do I Congresso Internacional Ciência e Sociedade (CICS), que acontecerá de 04 a 07 de outubro, em busca de aproximar a sociedade das práticas científicas contemporâneas.
Uma das mais tradicionais do País, a OAB-PI foi instituída em 1932, e exerce um papel fundamental na sociedade, sobretudo na prestação de serviços essenciais para a garantia dos direitos e deveres da Advocacia e do povo. Dentre as atribuições do Conselho Seccional, temos:
- Realizar o Exame de Ordem;
- Participar da elaboração dos concursos públicos, em todas as suas fases, nos casos previstos na Constituição e nas leis, no âmbito do seu território;
- Determinar, com exclusividade, critérios para o traje dos advogados, no exercício profissional;
- Aprovar e modificar seu orçamento anual;
- Eleger as listas, constitucionalmente previstas, para preenchimento dos cargos nos tribunais judiciários, no âmbito de sua competência e na forma do Provimento do Conselho Federal, vedada a inclusão de membros do próprio Conselho e de qualquer órgão da OAB.
Sob a presidência do advogado e procurador Celso Barros Coelho Neto, a OAB PI busca valorizar e reconhecer a importância dos(as) advogados(as) para a sociedade piauiense e brasileira.
A OAB Piauí, como entidade que preza pelos direitos dos cidadãos e pela defesa da democracia, tem essa preocupação com a valorização do Advogado e da Advogada. Somos instrumentos indispensáveis à Administração da Justiça. Trabalhamos por uma sociedade mais justa e igualitária.
Celso Barros Coelho Neto, presidente da OAB-PI
Além desta Ordem, o I CICS também tem como parceira a Nova ESA/PI – Escola Superior de Advocacia do Piauí, que constitui-se como órgão de assessoria auxiliar da direção da OAB-PI. Ela é dirigida pelo advogado Dr. Thiago Anastácio Carcará e possui parceria com o UNIFSA na construção de Pós-graduações na área do Direito.
Diante disso, a OAB PI participará do I CICS de forma direta. Seu presidente e o diretor da ESA estarão presentes na mesa “Direito 5.0: tecnologias, ciências sociais e debate prático para construção de uma nova sociabilidade”, apresentada no segundo dia de evento.
Além disso, a instituição estará representada em um dos grupos de trabalho, o de Direito e Tecnologia: Possibilidades e Desafios da Sociedade em Rede. Os GTs são espaços de interlocução, destinados a reunir pesquisadores com interesses acadêmicos em comum. Nesses espaços, pesquisadores de diferentes campos do conhecimento debaterão pesquisas em uma perspectiva multidisciplinar, o que irá contribuir para fomentar novos estudos e para a ampliação de networking acadêmico.