Na manhã desta sexta-feira (31), os alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), realizaram uma apresentação aos professores e coordenadores do curso sobre o período de estágio dos alunos deste primeiro semestre de 2019. Após as apresentações os alunos tiveram uma palestra (amostra) com duas profissionais do ramo da Nutrição com o objetivo de demonstrar e explicar aos alunos sobre as várias áreas de atuação do profissional no contexto atual da nutrição.
A Nutricionista e mestre em Alimentos e Nutrição, Juliana Severo, apresentou para os alunos uma palestra sobre “Os desafios do crescimento profissional”,no qual abordou em sua síntese os desafios de que o nutricional mais enfrenta após a formação acadêmica, como também demonstrou a perspectivas de outras áreas de atuação do profissional. “Os novos profissionais tem medo do atendimento em consultório, ou de que não saiba muito bem sobre o assunto, então expliquei a eles sobre esse medo, e busquei falar mais sobre as perspectivas das novas áreas de atuação do ramo da Nutrição, considerando que a maioria das pessoas tenha optado pela nutrição esportiva, mas fiz com que eles pensassem um pouco fora da caixa, nas outras especialidades eles poderiam seguir como nutricionista, como Nutrição e ecologia; Geriatria; Nutrigénetica; Nutrigenômica, e Nutrição comportamental”, afirma.
A Prof. Dra. Regina Santos, coordenadora do curso de Nutrição,afirma que esse momento é muito importante para os alunos que estão com um pé na porta do mercado de trabalho, pois afirma que quando eles observam esses profissionais nas redes sociais, e meios de comunicação, eles acabam adquirindo uma sensação de distância de realidade de sucesso, e esse contato é importante para que isso não aconteça. “Os alunos que estão terminando o curso sempre se perguntam: E agora? O que eu vou ser como profissional?, e a sensação de que não sabem de muita coisa vem, e quando eles veem esses profissionais que se destacam, e relatam que o seu sucesso foi por conta de um processo, eles começam a entender que eles também conseguem, que tudo depende do seu investimento e esforço no qual você realiza durante a sua carreira”, ressalta.
A nutricionista Lívia França, especialista na área clínica esportiva e envelhecimento, ministrou uma palestra com o tema: “Mídias Sociais como ferramenta de trabalho”, e afirma que o uso das redes sociais como aliado ao aprendizado foi algo construído por ela desde o inicio da carreira, e diz que é muito importante para o novo profissional saber como utilizar de forma correta esse instrumento. “As vezes as pessoas possui uma visão errada de como utilizar as mídias sociais, e como fazer corretamente a divulgação do seu trabalho, no meu instagram por exemplo, eu costumo buscar informações com embasamento cientifico para depois assim divulgá-las aos meus seguidores, mas sempre evitando o terrorismo nutricional, e os post sensacionalistas que possa gerar confusões na visão das pessoas sobre a nutrição, por isso procuro usar ao máximo essa visibilidade das redes sociais para mostrar um pouco que o nutricionista é capaz de ensinar e mostrar a sociedade, desde que tenha responsabilidade daquilo que esta publicando, e comprometido com a utilização do marketing limpo do código de ética profissional”, finaliza.