Núcleo de Relacionamento Comunitário e Cultural

04 dez


O Núcleo de Relacionamento Comunitário e Cultural constitui-se em uma rede de ações solidárias nas quais o UNIFSA atua com diversos públicos com a finalidade de construir novos caminhos de interação com a comunidade interna e externa, destinados à criação e recriação de saberes promovedores da transformação social.

O núcleo é uma ação de responsabilidade social emergente de pensar e agir na comunidade e implica ter algo em comum, podendo ser pessoas, locais ou interesses. A comunidade é parte integrante de um todo e sua participação ativa contribui para o bem comum. O entrelaçamento em um processo acadêmico de relação UNIFSA – sociedade, especialmente com escolas de Educação Básica, visa o fortalecimento do vínculo social e comunitário com estas instituições, bem como o compromisso de promover a cultura local por meio da difusão da produção de artistas regionais.

Assim, à luz deste entendimento e tendo por foco a formação integral de cidadãos com foco na educação e cultura, o núcleo constitui-se numa ferramenta capaz de ativar o processo de consolidação do desenvolvimento local como um processo de transformação da realidade sustentado na formação das pessoas para o exercício de uma cidadania ativa e transformadora da vida individual e em comunidade.

Com os estudantes do UNIFSA o núcleo tem o objetivo de gerenciar e desenvolver o relacionamento com seus alunos e egressos através de pesquisas e atividades. O relacionamento começa desde antes do ingresso do aluno na instituição e prossegue até depois da formatura quando esses alunos ingressam no mercado de trabalho.

O Núcleo de Relacionamento também procura agregar valor à experiência do estudante dentro dos cursos de graduação ou pós-graduação oferecidos pelo UNIFSA. Esse esforço possibilita um melhor entendimento sobre as necessidades de cada público individualmente e de como trabalhar uma inter-relação sinergística entre os diferentes segmentos, acrescentando valor agregado para o público discente.

O núcleo tem como princípios educação, cultura, responsabilidade social, fortalecimento comunitário e escolar e desenvolve os seguintes projetos:

Projeto de extensão VIVA FSA – O gosto pela cultura é fator importante na formação do ser humano e do cidadão consciente. A formação teórica/técnica somente é completa quando existe no contexto cultural adquirido ao longo do tempo, experiência e vivências. Os alunos do UNIFSA terão a oportunidade de confraternizar o reinício das aulas com o que existe de melhor no humor e música piauiense. O projeto acontece duas vezes por ano no inicio do semestre letivo com apresentação de artistas locais.

Projeto Gincanas nas Escolas – Baseando-se em uma educação escolar focada nos pressupostos de que o estudante é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento, este projeto tem o intuito de fomentar a participação de todos os segmentos nas atividades da escola, promovendo um ambiente de respeito, através do resgate de valores, de responsabilidade, companheirismo, cooperação e da construção de aprendizagem que contemplem os quatro pilares da educação conforme expressa o Relatório Internacional da Educação para o Século XXI da UNESCO: o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e aprender a ser.

Projeto Revisão Enem UNIFSA/ Megatotti – O projeto realizado em parcerias com ONG e escolas do ensino médio é destinado aos alunos que estejam cursando a 3º ano do Ensino Médio, inscritos na prova do Exame Nacional – ENEM. A cada semestre o projeto alcança cerca de 5.000 estudantes.

Projeto Vivenciando UNIFSA – Voltado especialmente para os alunos de Ensino Médio, procura complementar as ações desenvolvidas nas escolas pelos serviços de orientação e coordenação, abrindo as portas do UNIFSA para que os alunos possam sentir, observar e interagir com o ambiente acadêmico: visitando laboratórios; conhecendo a estrutura da instituição; conversando sobre o mercado de trabalho, o presente e o futuro; participando de palestras interativas com professores dos diversos cursos superiores; dissipando dúvidas, enfim, somando conhecimentos para uma decisão relativa à carreira a ser abraçada. O projeto tem por objetivos: proporcionar aos estudantes da instituição de Ensino Médio uma visita ao UNIFSA oferecendo interação, conhecimento e informação realizando intercâmbio para esclarecer conceitos do mercado de trabalho e das profissões.

Projeto Clube Fidelidade – criado em 2005, clube proporciona aos estudantes, professores e colaboradores do Centro Universitário Santo Agostinho vários benefícios como descontos e vantagens nas mais de 40 empresas conveniadas dos diversos segmentos empresariais. Além de obter descontos, os estudantes têm a oportunidade de estreitar laços com essas empresas oferecendo oportunidades de estágios.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui