Novos Jeitos de Ensinar é tema de oficinas no penúltimo dia de Encontro Pedagógico

30 jun


O XXIX Encontro Pedagógico deu continuidade à sua programação nesta quinta-feira (30), na Sala de Conferência do Anexo II. Ao longo do dia, foram realizadas três etapas de um encontro sobre o tema Novos Jeitos de Ensinar, Novas Formas de Aprender: As Práticas Pedagógicas no Ambiente Virtual de  Aprendizagem, divididas nos turnos manhã, tarde e noite.

Às 9h, a Profa. Ma. Francisca Carla de Sousa Melo Pereira, membro do Núcleo de Apoio Pedagógico (NUAPE), ministrou o primeiro encontro, que foi direcionado aos professores dos cursos de saúde: Estética e Cosmética,  Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia.

Profa. Ma. Francisca Carla de Sousa Melo Pereira

Na ocasião, a docente discursou sobre a emergência em aplicar tecnologias e inovações em sala de aula, para tornar o aprendizado mais dinâmico e atualizado para a nova geração de estudantes.

A educação atual visa emancipar o indivíduo e gerar resultados sociais com pressupostos para desenvolver e construir uma cidadania para que sejam capazes de adaptar-se a novos estilos de trabalho e de tecnologia. Diante do processo de ensino e aprendizagem, o professor é um agente mediador do processo de gestão do conhecimento e todas as ações de busca de novas formas de resolver problemas e compreender a aplicação dos conceitos.

Profa. Ma. Francisca Carla de Sousa Melo Pereira, membro do Núcleo de Apoio Pedagógico (NUAPE).

Além disso, os participantes fizeram comentários a respeito do tema. Os professores do curso de Fisioterapia, Ma. Patrícia Lima Ventura e Me. Jordano Leite, por exemplo, apresentaram estratégias de ensino interdisciplinar na área.

Ma. Patrícia Lima Ventura e Me. Jordano Leite

Pela noite, o evento deu continuidade com a oficina 6, que pontuou os Novos Jeitos de Ensinar, Novas Formas de  Aprender: As Práticas Pedagógicas no Ambiente Virtual de  Aprendizagem, ministrada pela professora Esp. Regina Maria Bonfim Soares e a Profa. A Dra.  Ana Maria da Mata Almeida. Na ocasião, estiveram presentes os professores dos cursos de Administração,  Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Educação Física,  Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica.

A professora  Esp. Regina Maria Bonfim Soares, aproveitou o momento para falar sobre os desafios de inovar na docência, pontuando as novas formas de transmitir conhecimento aos discentes do UNIFSA. Além de  destacar a importância de manter o padrão de qualidade do ensino da instituição. 

Aqui nós trabalhamos com um ensino de qualidade e visamos aprimorar nossos métodos de ensinar, uma vez que o cenário da docência vive em constante transformação. Esse contexto de transformação  exige da gente inovações, que  é inovação no seu plano de ensino e aprendizagem.

Disse, Regina Maria Bonfim
Tags: , , , ,
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui