A 18ª edição da Semana Científica do Centro Universitário Santo Agostinho “A Reinvenção Profissional na Sociedade Pós-Pandemia: transformando as formas de atuar no mundo”, dentre as várias atividades direcionadas para qualificação, formação acadêmica e reflexão sobre o contexto social, oferece uma programação diversificada de oficinas voltadas para a pesquisa científica, sobretudo acerca dos preceitos éticos. A primeira oficina “Plataforma Brasil: por dentro do sistema de regulação de pesquisa com seres-humanos no país” será ministrada pelos professores Me. Rhubens Ewald M. Ribeiro e Ma. Jeiel Lucena da Silva, no dia 7 de outubro, às 8h30, por meio da Plataforma Blackboard.
A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo sujeitos para todo o sistema CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) / CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa). Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios, desde a submissão até a aprovação final e publicação. O sistema permite, ainda, a apresentação de documentos em meio digital, propiciando o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas.
“Todos os estudantes universitários e profissionais precisam conhecer a Plataforma Brasil, pois se trata de um conhecimento básico para o período de formação acadêmica. Assim, acreditamos que a Plataforma Brasil deve ser acessível a todos, em virtude de representar um importante espaço para o avanço da pesquisa científica em concordância com protocolos e procedimentos éticos no Brasil”, afirma.
O professor Rhubens Ewald complementa que na oportunidade serão apresentados os aspectos gerais da Plataforma, desde os princípios teóricos que norteiam a ferramenta eletrônica até a parte prática de cadastramento e submissão de uma pesquisa conforme a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Além de apresentar a importância da Plataforma para o desenvolvimento da ciência no País. “Essa oficina é muito interessante para quem quer saber mais sobre pesquisa, para quem vai submeter trabalho no Comitê de Ética. É um primeiro passo”, esclarece.
Simultaneamente, também pela Plataforma Blackboard, no dia 7 de outubro, às 8h30, as professoras Dra. Liana Dantas C. e Silva Barbosa e a Ma. Karoline Costa e Silva apresentarão a segunda oficina, já um pouco mais específica, que tratará do tema “Termo de consentimento livre e esclarecido: entendendo e desvendando o TCLE”. Esse termo é o documento mais importante na análise ética de um projeto de pesquisa, pois garante ao sujeito da pesquisa o respeito aos seus direitos, sendo obrigatório em pesquisas nas quais serão realizadas intervenções diretas ao participante. Portanto, o TCLE é fundamental para a pesquisa e engloba muitas prerrogativas que necessitam de explicações minuciosas quanto às formas de elaboração.
Essas e outras oficinas serão ofertadas no Momento Formação da Semana Científica do UNIFSA. Vale a pena conferir a programação e se planejar para aperfeiçoar seus conhecimentos nesse evento que celebra a produção do conhecimento há 18 anos.