Momento de reflexão da SEC UNIFSA inclui os temas de comunição não-violenta, autoconhecimento e cultivo da atenção

Compartilhe!

A programação da 18ª edição da Semana Científica do Centro Universitário Santo Agostinho “A Reinvenção Profissional na Sociedade Pós-Pandemia: transformando as formas de atuar no mundo” também contemplará um momento de gratidão que, por sua vez, tem o objetivo de servir como um chamado para que os participantes reflitam acerca da vida, através de técnicas e ferramentas de desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal e de relações. Nesse sentido, o professor de Yoga e Meditação, Yako Guerra, juntamente com Kalu Falcão, dentista, pós graduada em Acupuntura, com formação em Terapia Neural, Ozonioterapia e Constelação familiar sistêmica, Reiki Master e Terapeuta Floral, conduzirão a palestra “Relações lúcidas: demolindo muros e construindo pontes com a comunicação não-violenta”, às 11h, do dia 7 de outubro.

A comunicação não-violenta se baseia no estabelecimento de relações por meio da cooperação e empatia, de acordo com o estudos desenvolvidos pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg, e reúne os princípios capazes de conectar sujeitos através da compaixão, colaboração, coragem e autenticidade. Esse tipo de comunicação proporciona relações mais leves, sinceras e menos conflituosas, uma vez que está assentada no entendimento de que todos compartilham o mesmo – necessidades humanas básicas – e que nossas ações são uma estratégia para atender a uma ou mais dessas necessidades, então, com uma linguagem mais empática demonstramos nossas necessidades e buscamos compreender as necessidades do outro.

“Nós vamos estar falando dessa metodologia que traz, antes de tudo, ferramentas para você se familiarizar com sentimentos e necessidades, que é algo que nós tivemos poucas instruções em nossa formação. É preciso entender agora quando essas necessidades não são atendidas, ter consciência de si, com esse entendimento, com essa compreensão das necessidades e dos sentimentos que sinto, eu consigo me conectar com o outro de forma mais autêntica. Eu saio muito do meu diálogo interno, muito autocentrado e consigo me conectar com o outro. A gente vai trazer momentos lúdicos alguns exemplos desse tipo de comunicação e como a gente se comunica muito mal, às vezes com linguagem acusadora, pouco auto responsável. Pretendemos colaborar na construção de relações mais positivas e autênticas para sujeitos que cuidem de si, mas que também cuide do outro”, esclarece Yako Guerra.

Yako Guerra também ministrará a palestra “Autoconhecimento e cultivo da atenção: pilares de uma vida próspera e consciente”, às 17h, no dia 9 de outubro. Ele explica que pensar a prosperidade é pensar sobre uma vida com sentido, em que o sujeito toma as suas decisões com consciência de si e dos outros. “Significa estar atento às suas necessidades, atento a realidade ao seu redor e principalmente ao seu filtro interno, como você está enxergando tudo, como você está se percebendo, como você está se tratando, onde é que estão as suas prioridades, o seu autocuidado. Ou seja, o que você precisa para estar bem. Refletir sobre tudo isso tendo como pilar o autoconhecimento e o cultivo da atenção, que é uma forma de se referir também a própria meditação, ao mindfulness, são muitos nomes e muitas outras linhas que representam a busca pela atenção plena, o cultivo de estar atento”.

A atenção plena (ou mindfulness, em inglês) é uma prática milenar, com origem no Budismo, e que encontrou maior fundamentação nas últimas décadas e designa um estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção voltada para a experiência presente, com consciência, e sem julgamentos. Atualmente, em um contexto de uma sociedade hiperconectada e com muitas fontes de distração mediadas pelas tecnologias virtuais e pelos apelos midiáticos, essa técnica pode ser amplamente utilizada para promoção e cuidados em saúde, uma vez que permite aguçar o autoconhecimento e a plenitude de desfrutar do “agora”.

Muitos estudos científicos apontam a prática da atenção plena como importante ferramenta para um bom desempenho não só no fortalecimento pessoal, mas também nas relações acadêmicas e profissionais, devido ao nível de concentração e organização mental alcançado, bem como do controle das emoções. Ou seja, essa é uma ótima oportunidade para adquirir novos conhecimentos que auxiliarão na sua trajetória de vida e no mercado de trabalho. Participe da Semana Científica do UNIFSA!

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui