A programação da 18ª edição da Semana Científica do Centro Universitário Santo Agostinho “A Reinvenção Profissional na Sociedade Pós-Pandemia: transformando as formas de atuar no mundo” também contemplará um momento de gratidão que, por sua vez, tem o objetivo de servir como um chamado para que os participantes reflitam acerca da vida, através de técnicas e ferramentas de desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal e de relações. Nesse sentido, o professor de Yoga e Meditação, Yako Guerra, juntamente com Kalu Falcão, dentista, pós graduada em Acupuntura, com formação em Terapia Neural, Ozonioterapia e Constelação familiar sistêmica, Reiki Master e Terapeuta Floral, conduzirão a palestra “Relações lúcidas: demolindo muros e construindo pontes com a comunicação não-violenta”, às 11h, do dia 7 de outubro.
A comunicação não-violenta se baseia no estabelecimento de relações por meio da cooperação e empatia, de acordo com o estudos desenvolvidos pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg, e reúne os princípios capazes de conectar sujeitos através da compaixão, colaboração, coragem e autenticidade. Esse tipo de comunicação proporciona relações mais leves, sinceras e menos conflituosas, uma vez que está assentada no entendimento de que todos compartilham o mesmo – necessidades humanas básicas – e que nossas ações são uma estratégia para atender a uma ou mais dessas necessidades, então, com uma linguagem mais empática demonstramos nossas necessidades e buscamos compreender as necessidades do outro.
“Nós vamos estar falando dessa metodologia que traz, antes de tudo, ferramentas para você se familiarizar com sentimentos e necessidades, que é algo que nós tivemos poucas instruções em nossa formação. É preciso entender agora quando essas necessidades não são atendidas, ter consciência de si, com esse entendimento, com essa compreensão das necessidades e dos sentimentos que sinto, eu consigo me conectar com o outro de forma mais autêntica. Eu saio muito do meu diálogo interno, muito autocentrado e consigo me conectar com o outro. A gente vai trazer momentos lúdicos alguns exemplos desse tipo de comunicação e como a gente se comunica muito mal, às vezes com linguagem acusadora, pouco auto responsável. Pretendemos colaborar na construção de relações mais positivas e autênticas para sujeitos que cuidem de si, mas que também cuide do outro”, esclarece Yako Guerra.
Yako Guerra também ministrará a palestra “Autoconhecimento e cultivo da atenção: pilares de uma vida próspera e consciente”, às 17h, no dia 9 de outubro. Ele explica que pensar a prosperidade é pensar sobre uma vida com sentido, em que o sujeito toma as suas decisões com consciência de si e dos outros. “Significa estar atento às suas necessidades, atento a realidade ao seu redor e principalmente ao seu filtro interno, como você está enxergando tudo, como você está se percebendo, como você está se tratando, onde é que estão as suas prioridades, o seu autocuidado. Ou seja, o que você precisa para estar bem. Refletir sobre tudo isso tendo como pilar o autoconhecimento e o cultivo da atenção, que é uma forma de se referir também a própria meditação, ao mindfulness, são muitos nomes e muitas outras linhas que representam a busca pela atenção plena, o cultivo de estar atento”.
A atenção plena (ou mindfulness, em inglês) é uma prática milenar, com origem no Budismo, e que encontrou maior fundamentação nas últimas décadas e designa um estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção voltada para a experiência presente, com consciência, e sem julgamentos. Atualmente, em um contexto de uma sociedade hiperconectada e com muitas fontes de distração mediadas pelas tecnologias virtuais e pelos apelos midiáticos, essa técnica pode ser amplamente utilizada para promoção e cuidados em saúde, uma vez que permite aguçar o autoconhecimento e a plenitude de desfrutar do “agora”.
Muitos estudos científicos apontam a prática da atenção plena como importante ferramenta para um bom desempenho não só no fortalecimento pessoal, mas também nas relações acadêmicas e profissionais, devido ao nível de concentração e organização mental alcançado, bem como do controle das emoções. Ou seja, essa é uma ótima oportunidade para adquirir novos conhecimentos que auxiliarão na sua trajetória de vida e no mercado de trabalho. Participe da Semana Científica do UNIFSA!