A organização da 18ª edição da Semana Científica do Centro Universitário Santo Agostinho, juntamente com a coordenação de Pós-graduação, elaborou uma programação voltada para a trajetória profissional, com um espaço denominado de “momento carreira”, que reúne 20 webconferências sobre variados campos de atuação. Esse momento encontra-se em consonância com o tema principal do evento acadêmico: “A Reinvenção Profissional na Sociedade Pós-Pandemia: transformando as formas de atuar no mundo”.
No dia 8 de outubro, às 8h30, o professor Me. Sérgio Rodrigo Lebre Ferreira, coordenador da Pós-Graduação em Arquitetura Hospitalar, realizará a moderação da palestra “Processos criativos na arquitetura”, que será conduzida pela professora Ma. Neuza Brito de Árêa Leão Melo. Segundo o professor Sérgio Lebre, a palestra tem como intuito principal abrir a mente dos participantes mostrando, na prática, exemplos de arquitetura. “Vamos abordar desde o ponto inicial, uma simples conversa com o cliente até à realização de um sonho, que é a obra concretizada. Vamos passar por todas as etapas”.
No mesmo dia, às 10h30, o tema debatido será a “Reinvenção profissional da nutrição materno-infantil na sociedade pós-pandemia”, com a nutricionista Micaela Alves de Araújo e as professoras e coordenadoras da Pós-Graduação em Nutrição Materno-infantil, Ma. Daniela Fortes Neves Ibiapina e. Ma. Ana Caroline de Castro Ferreira Fernandes. “Estamos felizes com esse momento porque nossa convidada é uma egressa do UNIFSA, que hoje é destaque no trabalho com o público materno-infantil. Na oportunidade, iremos enfatizar a atuação e as modificações no formato de atendimento clínico do nutricionista na área materno-infantil no período da pandemia, destacando os aspectos positivos e negativos desta forma de atendimento”, explica a professora Daniela Fortes. Simultaneamente, às
10h30, em outra sala virtual, será a vez da professora Dra. Magda Rogéria Pereira Viana, que é coordenadora da Pós- Graduação em Estratégia Saúde da Família, e a enfermeira Ma. Tânia Rodrigues Furtado falarem sobre a “Atuação do enfermeiro na atenção básica: desafios e perspectivas”. Essa palestra, como o próprio título apresenta, tem o objetivo de identificar como tem sido conduzido o trabalho do profissional da Enfermagem na atenção básica, pontuando as dificuldades e as possibilidades vigentes, tendo em vista a importância desse tipo de atendimento para a qualidade de vida da população.