Momento carreira da SEC UNIFSA debate geração distribuída, formação continuada, crianças com autismo e reinvenção da assistência social

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A programação da 18ª edição da Semana Científica do Centro Universitário Santo Agostinho, que tem como tema “A Reinvenção Profissional na Sociedade Pós-Pandemia: transformando as formas de atuar no mundo”, preparou o momento carreira, composto por 20 webconferências que abordarão aspectos das mais diversas profissões, levando em consideração as características do contexto contemporâneo no mercado de trabalho.  Esse momento foi elaborado pela coordenação da Pós-Graduação do UNIFSA e cumpre com o papel de debater e discutir perspectivas acerca do futuro profissional em vários campos.

No dia 6 de outubro, no turno da noite, a Semana Científica vai apresentar, às 18h30, o webinário “Geração distribuída: novas regras e o pós-pandemia”, ministrado pelo engenheiro  Felipe Mapurunga Rezende de Sales e moderada pelo professor Me. Edvan Carneiro Almeida, coordenador da Pós- graduação em Gestão e Projetos de Fontes Renováveis de Energia Elétrica do UNIFSA. O palestrante Felipe Sales explica que a geração distribuída é uma regulação do setor elétrico que possibilitou ao consumidor final gerar a sua própria energia. “Atualmente, a geração de energia a mais do que o consumidor utiliza vai para o sistema de energia da concessionária como crédito de 100%. E como é feito? Quando ele está em um instante do dia que não tem geração de energia ele está absorvendo energia da concessionária, então é feito um desconto. Em 2019, houve uma consulta pública e o setor reagiu porque o governo quer que parte desse crédito custeei o setor energético. Há uma discussão de como vai ser feito e os valores podem chegar a inviabilizar a geração distribuída, então é importante que os profissionais que trabalham no meio entendam essa regulação. O que isso vai acarretar no tempo de retorno de investimento no setor de energia renovável? Nós temos também a questão do pós-pandemia, que também mexe com os rumos do setor. Como vão ficar os custo? Terá regressão? E os investimentos? Temos muito o que discutir acerca disso”, explica.

Concomitantemente, às 18h30, em outra sala virtual, o professor Prof. Me. Antônio Carlos Leal Cortez, coordenador da Pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento Personalizado do UNIFSA, fará a moderação da palestra “A importância da formação acadêmica e continuada para o sucesso profissional”, que será apresentada pelo professor Dr. Francisco José Gondim Pitanga. De acordo com o professor Antônio Carlos, essa webconferência é direcionada para os acadêmicos e profissionais de Educação Física das diferentes áreas e tem o objetivo de posicionar a formação continuada como uma forma eficaz de assegurar a atuação de profissionais mais preparados e capacitados, por meio da produção de conhecimento científico e aperfeiçoamento constante de métodos e técnicas, principalmente nesse cenário de pandemia, em que todas as profissões tiveram que se reinventar.

Já às 20h30, teremos o webinário “Atuação multiprofissional na qualidade de vida, socialização e inclusão da criança com autismo”, que será apresentado pela psicóloga (egressa do UNIFSA) Ma. Jéssica Soares Silva e moderada pelo professor Me. Danyel Castelo Branco, que é coordenador da Pós-graduação em Multiprofissional no Transtorno do Espectro Autista do UNIFSA. De acordo com o professor Danyel, será um encontro multiprofissional, onde uma psicóloga e um fisioterapeuta que atuam com crianças autistas irão discutir a questão de como cada profissional pode contribuir para a socialização e inclusão dessas crianças na sociedade.

“A gente vai falar de qualidade de vida, quais os fatores que interferem na qualidade de vida das crianças com autismo, partindo do ponto de que a principal delas é a socialização. E para essa socialização, a gente precisa de inclusão. Então como fazer essa inclusão? Parte dela vem através de informação, do conhecimento que permite compreender as particularidades do transtorno para buscar formas eficazes de acolhimento, seja nas atividades sociais, de lazer, na família. Vamos discutir terapias e alternativas que sensibilizem tanto os profissionais, quanto a comunidade em geral para haver a inclusão. Ao tempo em que debatemos esse tema, estamos contribuindo para gerar informação e consequentemente ajudando nesse processo. É esse nosso objetivo”, pontua o professor Danyel Castelo Branco.  

Também às 20h30, a professora Esp. Roberta Mara Araújo Oliveira e Silva, coordenadora da Pós-graduação em Gestão de Políticas Sociais com ênfase nas Metodologias Interdisciplinares de Planejamento e Avaliação do UNIFSA, coordenará a apresentação intitulada de “O/a assistente social e as reinvenções da prática profissional em tempo de pandemia”, que será conduzida pela professora Ma. Samara Cristina Silva Pereira. “As expressões da questão social estão presentes multifacetadas em vários espaços. Em tempo de pandemia, essas manifestações, lidadas cotidianamente pelos profissionais de Serviço Social, colocam-se agora noutro patamar. O mundo enfrenta uma crise de saúde pública que traz desafios à intervenção profissional. Assim emerge ao Serviço Social estratégias, técnicas e habilidades inerentes à práxis. Para tanto, estaremos apresentando uma discussão acerca da reinvenção da prática profissional no contexto atual de crise pandêmica mundial”, explica a professora Roberta Mara.

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