No dia 6 de outubro, a partir das 19h, o 2° Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade promoverá o minicurso “Aspectos éticos e aplicações de ferramentas tecnológicas em pesquisa com seres humanos”, sob os cuidados dos docentes mestres Rhubens Ewald Moura Ribeiro e Keila Cristiane Batista Bezerra.
De acordo com os organizadores do momento, o objetivo principal do minicurso é capacitar os interessados sobre os procedimentos em pesquisas com seres humanos em ambientes virtuais.
O minicurso também tem como intuito descrever e explicar os documentos e processo de submissão no sistema dos Comitês de Ética em Pesquisa e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CEP/CONEP. Além disso, destina-se a orientar sobre a aplicação de ferramentas tecnológicas seguras para a transferência e o armazenamento dos dados coletados em ambiente virtual.
O professor Rhubens Ribeiro esclarece que o minicurso se dispõe a trazer orientações para profissionais, docentes, discentes, pesquisadores e membros de Comitês de Ética em Pesquisa em relação aos procedimentos que envolvam o contato com participantes e/ou coleta de dados em qualquer etapa da pesquisa, com foco no ambiente virtual, por meio de ferramentas tecnológicas adequadas.
A utilização de ambientes virtuais como meio ou local de coleta de dados de pesquisa tem sido cada vez mais recorrente, sobretudo em face das restrições sociais impostas pela pandemia do novo coronavírus. Deste modo, pesquisadores de todo o mundo tem lançado mão de estratégias. Neste cenário os aspectos éticos precisam ser observados e preservados.
De acordo com os organizadores, para alcançar os objetivos, a metodologia utilizada será remota e interativa, trabalhando legislações específicas com abordagem voltada para pesquisas em ambiente virtual, através de exemplos e contextualizações. Também serão utilizadas discussões em grupos, quiz, vídeos, conversa com convidada, tour pela Plataforma Brasil, simulação de aplicação de instrumento de coleta de dados online, entre outros.