Minicurso do 2° CBCS aborda a articulação de novas tecnologias no cuidado a pessoas com dificuldades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas

Compartilhe!

No dia 6 de outubro, das 15h às 18h, como parte da programação do 2° Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade, será realizado o minicurso “Pessoas com dificuldades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas e a articulação de novas tecnologias no cuidado em saúde”.

A iniciativa foi planejada pelos professores doutor Emanoel José Batista de Lima e mestre Samila Marques Leão. Na oportunidade, os docentes conduzirão uma atividade com fins de exposição de medidas práticas.  

O curso tem o objetivo de oportunizar aos participantes uma introdução às discussões sobre drogas, saúde, direitos humanos e redução de danos, bem como a articulação de novas formas de cuidado nesse âmbito com o auxílio de tecnologias remotas, principalmente levando em consideração o contexto de distanciamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o Prof. Dr. Emanoel Lima, as ações em saúde mental no campo das dificuldades do uso de álcool e drogas estão em evidência na atualidade em função do aumento de recursos financeiros do governo federal para Comunidades Terapêuticas (CT), instituições privadas que trabalham ancoradas no paradigma da abstinência e travam relações institucionais próximas do que se fazia nos obsoletos manicômios, com internações involuntárias e compulsórias e na reprodução de punições e castigos.

Nesse contexto, a Professora Me. Samila Leão complementa que a produção de novas tecnologias de cuidado em saúde mental, a exemplo das cartilhas digitais informativas/educativas, possibilita ao usuário e sua família uma leitura posterior dos diálogos produzidos no serviço, reforçando as informações e servindo como guia de orientações para casos de dúvidas e auxiliando nas tomadas de decisões do cotidiano.

Através de exposição dialogada, os ministrantes pretendem suscitar debates e discussões a partir de filmes, vídeos e da apresentação de materiais informativo-educativos digitais (cartilhas e folhetos) com o intuito de promover o compartilhamento de informações e difundir o conhecimento em saúde mental.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui