No dia 13/11, em referência ao Dia Mundial do Diabetes (14/11), o curso de Nutrição irá realizar uma Mesa Redonda com profissionais de diferentes áreas da saúde para dialogarmos sobre a Prevenção e Controle da Diabetes. O evento ocorrerá das 15h às 17h, pela plataforma Blackboard.
A data, que é lembrada desde 1991, pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde como o Dia Mundial de Diabetes, objetiva chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes.
Para a coordenadora do curso de Nutrição no UNIFSA, profa Dra Regina Santos, o evento irá reforçar a conscientização a respeito dessa patologia, principalmente em relação a sua prevenção e as dificuldades enfrentadas pelos pacientes nesse momento especial.
Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença. O diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento do diabetes: medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares.
Como as consequências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas, é de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados. “Sem a educação em diabetes, os pacientes estão menos preparados para tomar decisões baseadas em informação, fazer mudanças de comportamento, lidar com os aspectos psicossociais e, por fim, não estar equipado o suficiente para fazer um bom tratamento. O mau controle resulta em prejuízo para a saúde e em uma grande probabilidade de desenvolver complicações”, disse a coordenadora.
O papel dos profissionais de saúde e educadores em diabetes é essencial, juntamente com a equipe multidisciplinar. O educador faz com que a pessoa com diabetes monitore sua saúde com escolhas e ações baseadas em julgamento vindo da informação.
A maioria dos pacientes não tem acesso à educação em diabetes, devido a fatores como custo, distância e falta de serviços apropriados. Algumas nem sabem dos serviços existentes ou não estão convencidas dos benefícios que a educação em diabetes pode trazer. Esses pacientes podem achar, por exemplo, que a interação com o médico fornece toda a educação de que precisam.
Com o intuito de sensibilização da sociedade acadêmica quanto a esta patologia e a nossa responsabilidade social para com o coletivo planejamos esta mesa redonda, com a participação de profissionais de saúde, de diferentes áreas e olhares para essa discussão (Nutricionista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Dentista e Educador em Diabetes). Com a participação especial da ADIP-Piauí. Além da prevenção da doença e de suas complicações, o foco também é no tratamento multidisciplinar.
Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis. Veja mais sobre a POLÍTICA DE PRIVACIDADE e PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS.