A Editora Lestu, especializada em obras acadêmicas, acaba de publicar 52 melhores trabalhos premiados na Semana Científica 2018, e das edições de 2019 e 2021 do Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade, eventos promovidos pelo Centro Universitário Santo Agostinho. Os livros digitais foram publicados com a certificação CCBY, que permite que os leitores possam ler, guardar a obra e citar em suas pesquisas acadêmicas. Além disso, cada capítulo recebeu um identificador DOI (Digital Object Identifier), um importante padrão para identificação de documentos em redes digitais.
E-BOOK MELHORES TRABALHOS DA SEC 2018
O e-book “Práticas Exitosas e Inovadoras em Pesquisa” reúne os melhores trabalhos apresentados nos Grupos Temáticos (GTs) da 17ª edição da Semana Científica, evento organizado pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).
Criada em 2002, com o intuito de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico, a Semana Científica do UNIFSA nasceu comprometida com o saber científico que, produzido e avaliado pela sociedade acadêmica e científica, atua como importante instrumento de desenvolvimento. A obra contém 29 capítulos, todos indexados com o identificador DOI (Digital Object Identifier). Acesse a obra digital aqui
A Editora Lestu também publicou os livros “Inovação, Diversidade e Sustentabilidade”, com os trabalhos premiados no CBCS 2019, contendo 13 capítulos, e a obra “Conhecimento e Tecnologia para o desenvolvimento Social”, com 10 trabalhos premiados no CBCS 2021. Agora as obras estão sendo distribuídas nas principais plataformas acadêmicas internacionais, como o Google Books, Academia Edu e Research Gate.
E-BOOK MELHORES TRABALHOS DO CBCS 2019
O e-book “Inovação, Diversidade e Sustentabilidade”, reúne os trabalhos premiados no Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade – CBCS, promovido pelo Centro Universitário Santo Agostinho, em outubro de 2019.
Coletânea das melhores iniciativas científicas, perspectivas e alternativas que estão sendo empreendidas em diversas áreas do conhecimento, o livro tem como objetivo principal, aproximar a sociedade das práticas científicas contemporâneas e cooperar para a divulgação científica.
Os trabalhos apresentados nessa obra são fruto do esforço e dedicação de pesquisadores e acadêmicos que buscam soluções para problemas reais e urgentes enfrentados pela sociedade. São reflexões e propostas inovadoras que buscam contribuir para a construção de um futuro mais justo e sustentável para todos. Acesse a obra digital aqui
E-BOOK MELHORES TRABALHOS DO CBCS 2021
O e-book “Conhecimento e Tecnologia para o Desenvolvimento Social” reúne os trabalhos premiados no Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade – CBCS, realizado em 2021 pelo Centro Universitário Santo Agostinho. O objetivo do CBCS é promover a aproximação entre a sociedade e a ciência contemporânea, e a obra cumpre um papel importante nesse sentido, divulgando achados científicos e relevantes contribuições para diversas áreas do conhecimento.
As diferentes abordagens e temas abordados no e-book abrangem questões como saúde, tecnologia, meio ambiente, educação e direitos humanos, demonstrando a amplitude e a diversidade das pesquisas realizadas no CBCS.
A obra também oferece valioso material de referência para estudantes, professores, pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas, apresentando-se uma leitura importante, também, para todos os que se preocupam com o desenvolvimento social e o avanço da ciência. Acesse a obra digital aqui
EVENTO DE LANÇAMENTO REUNIU AUTORES
Em novembro de 2022, o UNIFSA reuniu a comissão de organização do Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade e todos os autores premiados nas edições de 2019 e 2021. A cerimônia contou com a presença dos gestores, Antonieta Lira e Silva, atual Reitora do UNIFSA, e o então Pró-Reitor Administrativo e Financeiro, Átila de Melo Lira.
Na oportunidade, o coordenador executivo do CBCS, Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, disse que os livros coroavam o êxito de eventos acadêmicos realizados pelo Centro Universitário Santo Agostinho. Ele lembrou que o CBCS é fruto da evolução da Semana Científica, o mais antigo evento acadêmico do UNIFSA, realizado desde 2003, e que publicou quase 3 mil trabalhos até 2018. Segundo ele, nada teria se concretizado se não houvesse todo apoio dos professores e um grande empenho da gestão da Instituição.
“O CBCS é fruto da união de esforços, empenhos, afetos e investimentos dos professores e professoras. Como também dos gestores, que nos confiaram esse desafio que é o evento. Pois eles sempre visam uma formação técnica, ética, humanística e crítica para nossos discentes” Prof. Dr. Alisson Dias Gomes
Na ocasião, a Coordenadora do Comitê Científico do Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade, Profa. Dra. Izabel Herika Matias Cronemberger, aproveitou o momento para informar sobre o novo passo do congresso, a sua internacionalização. Em 2023, o CBCS passa a ser o CICS, Congresso Internacional Ciência e Sociedade. “Em 2023, nós teremos um ato muito importante, que é o ato da internalização. Vale lembrar que o UNIFSA já fazia parcerias com instituições internacionais antes, porém no campo científico ainda não tínhamos reconhecimento, mas agora temos. Entramos assim estamos em novo patamar”, disse a Profa. Dra. Izabel Herika Matias.
A também integrante do Comitê Científico do CBCS, a Profa. Ma. Kelma Cunha Gallas, pontuou a importância que evento tem para toda a comunidade acadêmica, pois em 20 edições, todas tiveram frutos de destaque para o universo da pesquisa.
“O CBCS segue entregando resultados grandiosos para a pesquisa, através dos ebooks que guardam a perspectiva de premiar os melhores trabalhos apresentados no Grupos Temáticos (GT), que pela própria configuração, se constitui em um importante espaço de interlocução do conhecimento”
Profa. Ma. Kelma Cunha Gallas
A Reitora do UNIFSA, Antonieta Lira Silva, destacou que os CBCS superou diversos desafios para se concretizar no que ele é hoje , e que obstáculos foram vencidos devido uma construção coletiva, com uns apoiando os outros pelo um bem maior, que é a produção científica.
“Somos resistência! A construção do Congresso foi coletivo, e vencemos porque tivemos uns apoiando os outros, então parabéns a todos que abraçaram essa desafiadora missão que é de ser pesquisador”
Pró-reitora de ensino, Antonieta Lira Silva
Galeria
Visite o site da Editora Lestu