Keynayanna Fortaleza, egressa UNIFSA, tem pesquisa de doutorado selecionada em primeiro lugar na USP

Compartilhe!

Keynayanna Késsia Costa Fortaleza, graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Santo Agostinho (2009), teve a sua pesquisa indicada em primeiro lugar em seleção no PPGCOM (ECA), na Universidade de São Paulo (USP). A doutoranda é orientanda da profa.Dra. Margarida Kunsch, uma das principais referências em Comunicação Organizacional e Relações Públicas no Brasil. “Após a seletiva, tivemos um ranking de classificação das pesquisas inscritas e a minha ficou em primeiro lugar devido ao nível da pesquisa, produção textual e da minha trajetória acadêmica”, explica.

A pesquisa de doutorado em comunicação na USP tem como título “Gestão da Comunicação como um processo educativo: novas possibilidades de atuação” e terá como foco de análise empírica a gestão comunicação do grupo Claudino, através das suas duas fundações educativas que estão conquistando espaço e méritos acadêmicos. “Pretendo estudar a gestão comunicativa e educativa realizada pelo Grupo Claudino em suas duas fundações educativas mantidas no sertão nordestino: a FELC (Fundação Educacional Lica Claudino), na cidade de Uiraúna, na Paraíba, e FUNFFEC (Fundação Francisca Fernandes Claudino), em Luís Gomes, no Rio Grande do Norte”, explica. A doutoranda teve sua pesquisa colocada em primeiro lugar no ranking de sua seleção.


A sua dissertação de Mestrado, intitulada “Memória Institucional e sua possibilidade educativa: análise da revista ‘O Sucesso’, do Grupo Claudino, foi aprovada com louvor, e foi inscrita no prêmio ABRAPCORP 2019, para concorrer ao prêmio de melhor dissertação no âmbito da comunicação das organizações no país deste ano”, explica. “Todos os que são aprovados com louvor nos programas de comunicação no Brasil, são indicados para  inscrição nesse prêmio, e quem ganha, tem também possibilidade de ser indicado ao prêmio CAPES”, diz.
Em 2018, a pesquisadora piauiense ganhou comendas de homenagem científica em 3 municípios diferentes, uma delas, no evento Rota do Sol, apoiado pelo Ministério da Cultura, ocorrido no alto sertão paraibano. A dissertação também está em fase de edição para virar livro. “Agora no doutorado, as minhas expectativas estão apontadas para a internacionalização da pesquisa, na propagação do meu conhecimento e em possíveis novos campos de atuação junto a pesquisadores de outros países no campo da comunicação empresarial e na gestão educativa. Como sou pedagoga, também, hoje meu foco é trazer os conceitos educativos para as organizações, promovendo uma gestão mais humanizada, promovendo cidadania, democracia e fidelização de relacionamentos”, explica.

O interesse de estudar as relações entre a Educação e a Comunicação Corporativa vem desde a graduação, quando estagiou no Núcleo de Comunicação do UNIFSA, de 2006 a 2009, resultando no trabalho final de curso, intitulado “A Comunicação Organizacional como ferramenta estratégica dentro de uma Instituição de Ensino Superior”, orientada pela profa.Ma. Kelma Gallas. “Acredito que a base educacional e científica que tive em minha graduação na UNIFSA foi determinante para conseguir realizar meus objetivos no âmbito acadêmico. Tenho muita gratidão por meus professores, em especial a professora Ana Kelma Gallas, por toda ajuda, incentivo, por me ter dado oportunidade de atuar no NUCOM durante minha graduação, além das monitorias, quando pude me identificar com a docência”, disse.  A parceria com a professora Kelma Gallas se estende até hoje. “Foi ela que me inspirou a a estudar e a escrever, isso, desde 2006. Temos cerca de 6 artigos juntas, que irão virar livro. Vamos publicar um apanhado dos artigos publicados sobre o grupo, com apoio do Grupo Claudino, se possível, ainda este ano”.

Keynayanna Fortaleza está engajada em diversos grupos de estudo e de pesquisa, como o GECOR (PUCRS), que tem como objetivo estimular o debate e a reflexão sobre as práticas organizacionais e os processos comunicacionais e suas interfaces. “Tenho o intuito de ampliar minha visão e contribuir no Comportamento Organizacional dos indivíduos em ambientes empresariais”, explica.

Entre 2016 a 2017, Keynayanna atuou como colaboradora numa das etapas da pesquisa  “‘O Estado da Arte’ da Comunicação Organizacional: a (des)construção do conhecimento do conhecimento nos programas de pós-graduação”, Projeto de Pós-Doutorado desenvolvido pela Profa. Dra. Cleusa Scofernecker (PUCRS), trabalho supervisionado pela Profa. Dra, Margarida M. K. Kunsch, na ECA-USP. Keynayanna é, ainda, membro do GPEPCOM (PUC-RS), Grupo de Pesquisa coordenado pela Dra. Claúdia Peixoto de Moura, que atua com pesquisas nas áreas de Ensino e das práticas cotidianas que envolvem a comunicação, e membro do Núcleo de Comunicação e Memória da FAMECOS – PUCRS, setor também coordenado pela professora Claudia. “Também atuo no GENN (ECA-USP), Grupo de Estudos de Novas Narrativas, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Nassar, e no Grupo de Estudos do NCE (ECA-USP) Epistemologia da Educomunicação”, disse. Keynayanna é, ainda, Pesquisadora Voluntária no NCE (USP), Núcleo de Comunicação e Educação, auxiliando na organização do acervo histórico e memorialístico do setor junto aos outros pesquisadores vinculados ao núcleo, e Pesquisadora Associada na ABPEDUCOM desde 2018, Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

Associação Teresinense de Ensino S/C LTDA - CNPJ: 34.965.491/0001-27 – Copyright 2024 ©

Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui