Karina Okajima Fukumitsu fala sobre valorização da vida na Semana de Psicologia do UNIFSA

  • Home
  • Acontece na UNIFSA
  • Karina Okajima Fukumitsu fala sobre valorização da vida na Semana de Psicologia do UNIFSA
27 ago


Karina Okajima Fukumitsu (CRP 06/43624‐6) foi o grande nome da programação da manhã, na Semana de Psicologia, nesta quinta-feira, 27 de agosto, às 8h. No dia em que se comemora o Dia do Psicólogo, Karina falou sobre o tema “Se tem vida, tem jeito: as teorias Humanistas e fenomenológicas que valorizam a vida”. Na palestra remota, a psicóloga tratou de temas sobre a existência humana, no atual contexto sócio-histórico que atravessamos.
Mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA), Karina Okajima Fukumitsu é psicóloga, suicidologista, Gestalt-terapeuta, psicopedagoga, palestrante e autora de livros e artigos sobre prevenção dos processos autodestrutivos, posvenção, luto por suicídio, acolhimento da vida e Gestalt-terapia.
Com pós-doutorado e doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia (USP), Karina é coordenadora da Pós-graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto da Universidade Municipal São Caetano do Sul (USCS), e atua como coordenadora adjunta da Pós-graduação em Gestalt-terapia abordagem clínica e institucional da Universidade Cruzeiro do Sul. 

Karina Okajima Fukumitsu é autora de diversos livros que tratam de questões existenciais (clique na imagem e acesse). Em meados de 2020, com a perspectiva de perder a visão em virtude do glaucoma, fez a psicóloga conceber um podcast. “Tive o receio de não conseguir escrever minhas ideias, e de me sentir na escuridão novamente. A partir da perda parcial da visão esquerda decidi que transformaria meus livros em áudios para que pudessem chegar até as pessoas com baixa visão e cegueira”, explica. O podcast “Se tem vida, tem jeito” é transmitido todos domingos às 18h no Spotify e nos principais agregadores de áudio.

Também participou da atividade a psicóloga Maria Aparecida Mautoni (CRP: 12/16942), mestranda em Educação/unesc, graduada e licenciada em Psicologia e Especialista em Gestalt terapia e Perdas e luto. Maria Aparecida é Coordenadora e fundadora do grupo de apoio aos enlutados e autora do livro “Conversando sobre o luto”

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui