Karina Okajima Fukumitsu (CRP 06/43624‐6) foi o grande nome da programação da manhã, na Semana de Psicologia, nesta quinta-feira, 27 de agosto, às 8h. No dia em que se comemora o Dia do Psicólogo, Karina falou sobre o tema “Se tem vida, tem jeito: as teorias Humanistas e fenomenológicas que valorizam a vida”. Na palestra remota, a psicóloga tratou de temas sobre a existência humana, no atual contexto sócio-histórico que atravessamos.
Mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA), Karina Okajima Fukumitsu é psicóloga, suicidologista, Gestalt-terapeuta, psicopedagoga, palestrante e autora de livros e artigos sobre prevenção dos processos autodestrutivos, posvenção, luto por suicídio, acolhimento da vida e Gestalt-terapia.
Com pós-doutorado e doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia (USP), Karina é coordenadora da Pós-graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto da Universidade Municipal São Caetano do Sul (USCS), e atua como coordenadora adjunta da Pós-graduação em Gestalt-terapia abordagem clínica e institucional da Universidade Cruzeiro do Sul.
Karina Okajima Fukumitsu é autora de diversos livros que tratam de questões existenciais (clique na imagem e acesse). Em meados de 2020, com a perspectiva de perder a visão em virtude do glaucoma, fez a psicóloga conceber um podcast. “Tive o receio de não conseguir escrever minhas ideias, e de me sentir na escuridão novamente. A partir da perda parcial da visão esquerda decidi que transformaria meus livros em áudios para que pudessem chegar até as pessoas com baixa visão e cegueira”, explica. O podcast “Se tem vida, tem jeito” é transmitido todos domingos às 18h no Spotify e nos principais agregadores de áudio.
Também participou da atividade a psicóloga Maria Aparecida Mautoni (CRP: 12/16942), mestranda em Educação/unesc, graduada e licenciada em Psicologia e Especialista em Gestalt terapia e Perdas e luto. Maria Aparecida é Coordenadora e fundadora do grupo de apoio aos enlutados e autora do livro “Conversando sobre o luto”