O Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA foi fundado em 1998 com o objetivo de ofertar Educação Superior. Genuinamente piauiense, é hoje uma Instituição de Ensino Superior consolidada e reconhecida pela atuação educacional de qualidade, desenvolvimento de pessoas e formação profissional, atendendo com excelência a três fundamentos: o ensino, a extensão e a pesquisa; sempre atenta às mudanças do mundo contemporâneo baseadas na ética, pluralismo, respeito à diversidade e responsabilidade social. A atuação educacional é renovada e atualizada pela demanda de mercado e para atender a essa demanda hoje oferta cursos de graduação e pós-graduação presenciais e à distância.
Na relação com a sociedade, assume papel como articuladora do desenvolvimento regional e social do meio em que atua atendendo à missão institucional. Em 2023 completando 25 anos de existência, o UNIFSA vem ao longo desses anos traçado um caminho fortalecido pelas políticas pedagógicas e pelo atendimento à comunidade com projetos e programas que vêm mudando a vida das pessoas e fazendo a diferença na educação.
RESPONSABILIDADE SOCIAL NO UNIFSA
A Responsabilidade Social representa um compromisso contínuo das organizações com o comportamento ético e exercício de cidadania ocupando função social relevante na tomada de decisões em favor da construção de uma nova consciência social global. A responsabilidade social reflete-se no espaço educativo do Centro Universitário Santo Agostinho, ao possibilitar uma conduta ética e de responsabilidade social no que tange ao aprimoramento das suas ações definidas pelas linhas curriculares comprometidas e voltadas para a promoção da saúde, cidadania e dos direitos humanos, com ênfase na superação dos preconceitos étnicos, raciais e de gênero, junto à comunidade acadêmica, bem como de uma prática de política afirmativa de acesso e permanência no ensino superior.
Nessa perspectiva, o Centro Universitário Santo Agostinho define dimensões de sua política de responsabilidade social a formação de profissionais competentes, a produção e disseminação do saber, o desenvolvimento do espírito científico e a interação com o meio social por meio de programas e projetos desenvolvidos por professores e estudantes como forma de manter em efetivo diálogo com a comunidade interna e externa, estimulando dessa forma a construção de um conhecimento teórico-prático coletivo e transformador, expressos por meio das pautas de ações sociais.
Quanto às ações de responsabilidade ambiental, parte do princípio de que é imprescindível o papel do ensino superior como agente articulador e promotor de propostas voltadas à preservação e melhoria da qualidade ambiental. Sua atuação inicia-se por meio da formulação de implementação e multiplicação de políticas, programas e projetos ambientais articulados com as demandas da sociedade.
O Centro Universitário Santo Agostinho define como dimensões de sua política de responsabilidade social a formação de profissionais competentes, a produção e a disseminação do saber, o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento crítico e a interação com o meio social nas seguintes áreas:
- Compromisso com ações de inclusão social e promoção da cidadania;
- Defesa do meio ambiente, especialmente no âmbito da região da grande Teresina;
- Compromisso com ações que promovam o desenvolvimento econômico e social;
- Defesa da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
Destas áreas demanda um conjunto de ações que revelam a preocupação e o empenho do UNIFSA para a criação de espaços de participação e reflexão, envolvendo a comunidade no enfrentamento dos desafios colocados pela realidade social, por meio do trabalho desenvolvido por professores e estudantes. Exemplo disso, é o projeto Tecendo Vínculos com a Vida em que alunos e professores de Psicologia realizam uma série de ações por todo o semestre letivo par reduzir o estresse, ativar a saúde mental e estabelecer maiores vínculos com a vida. Além desse, o UNIFSA EM AÇÃO é um projeto que contempla todos os cursos com ações de atendimento, consulta, orientações e acolhimento à comunidade externa e acadêmica. Ações que demonstram a efetivação do dialogo do UNIFSA com a sociedade, estimulando, desse modo, a construção de um conhecimento coletivo e transformador.
LINHAS DE ATUAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GESTÃO ORGANIZACIONAL DO UNIFSA
1. Implementação de infraestrutura de apoio físico e pedagógico às pessoas com deficiência.
2. Expansão das relações de parcerias com o setor público, privado e Organizações não governamentais – ONGs, bem como, estabelecer relação de parceria do UNIFSA com instituições sociais, culturais e educativas;
3. Planejamento da Extensão com base na interação com o meio social por meio da promoção da inclusão social, do desenvolvimento econômico e social, da defesa do meio ambiente, da memória cultural e da produção artística, do patrimônio cultural, da comunidade e de ações sociais de interesse público;
4. Capacitação dos professores e técnico-administrativos por meio do Programa de Formação Continuada;
5. Desenvolvimento de ações de inclusão e assistência a setores ou grupos discriminados e ou sub representados no interesse de cada segmento da comunidade;
6. Implantação de projetos de participação individual e coletiva nas ações e atividades que envolvem a melhoria da qualidade de vida, sobretudo no ambiente de trabalho;
7. Estímulo à promoção da articulação entre os Serviços-Escolas e as instituições de atenção à saúde, à educação, à comunicação e outras áreas do conhecimento produzido no UNIFSA.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E OS DOCENTES DO UNIFSA
1. O UNIFSA disponibiliza aos docentes da instituição o Projeto de Formação Continuada Docente, que é desenvolvido por meio de encontros pedagógicos semestrais.
2. Os docentes têm apoio institucional para participar de cursos de Pós-Graduação em nível de stricto sensu (mestrado e doutorado), contribuindo para a formação e manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível, imprescindíveis ao desenvolvimento do País.
3. Os docentes são envolvidos em projetos de extensão, que contribuem diretamente na melhoria da qualidade de vida da população.
O UNIFSA PROMOVE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
1. Apoio à produção de livros, revistas, jornais e sites para a produção e difusão de conhecimentos;
2. Fomento à política de formação de novos pesquisadores, por meio do Programa de Iniciação Cientifica dos cursos de graduação e de pós-graduação, de aperfeiçoamento e de extensão.
3. Estímulo e apoio à criação de grupos de trabalho multidisciplinares especialmente para desenvolver oficinas de Responsabilidade Social que enfatizem a relação entre a inclusão social, o desenvolvimento econômico e social, a defesa do meio ambiente, a memória cultural, a produção artística e o patrimônio cultural da comunidade;
4. Promoção de eventos conjuntos entre as áreas de educação formal e não-formal, visando à construção de metodologias e instrumentos voltados à pesquisa e produção do conhecimento.