O Centro Universitário Santo Agostinho, através da coordenação de Medicina Veterinária, e em parceria com o Centro de Zoonoses, abre inscrições para o projeto de extensão Projeto vida saudável: Controle da Leishmaniose no período de 18 a 28 de agosto. O trabalho possui carga horária de 36h, e será realizado de 02 de setembro a 30 de novembro.
Ao todo, serão ofertadas 30 vagas para alunos matriculados a partir do segundo período da graduação. A seleção dos discentes inscritos dar-se-á por avaliação do índice de rendimento acadêmico, o qual será analisado em ordem decrescente. Em seguida, pela realização de prova escrita e/ou entrevista.
O projeto tem o objetivo de fazer ações na comunidade informando sobre os aspectos clínicos e epidemiológicos da Leishmaniose visceral, bem como conscientizar sobre os cuidados para evitar o mosquito e compreender que os cães não são os grandes responsáveis pela doença.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Leishmaniose Visceral está presente em 12 países das Américas, sendo que 96% dos casos relatados são do Brasil. O grande número de ocorrências mostra que é necessário prevenir a doença e difundir as práticas para combater o transmissor. Nesse sentido, é importante que o discente participe da ampliação da formação que concerne a prática do levantamento de dados epidemiológicos sobre Leishmaniose.
Prof. Dr. Francisco Adalberto do Nascimento Paz, docente de Medicina Veterinária UNIFSA