Informe à comunidade científica do UNIFSA

Compartilhe!

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) não apenas desencadeou uma emergência sanitária internacional, mas interveio de maneira profunda em vários setores da atividade humana. Na Educação, além de provocar a migração das aulas presenciais para modalidade remota, interferiu também na dinâmica dos projetos de iniciação científica, afetando o cronograma do edital anual do Núcleo de Iniciação à Pesquisa (NIP) do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).

Quatro meses depois da suspensão das atividades presenciais, o UNIFSA continua obedecendo as recomendações de distanciamento social preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, do Governo do Estado do Piauí e da Prefeitura Municipal de Teresina, como forma de deter a proliferação do vírus em nosso país.

Em razão de tais recomendações, as atividades acadêmicas presenciais seguem suspensas de modo contínuo, vindo a afetar as atividades de iniciação à pesquisa, em especial pelas alterações no cronograma do edital, provocando a inviabilização neste ano, sobretudo, em razão da ausência de data fixa para o retorno das atividades presenciais

Sendo assim, após análise minuciosa de todas as alternativas, a Reitoria do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) resolveu pelo cancelamento do Edital nº 02/2020.  De acordo com informe da Comissão de Seleção de Projetos do NIP, disponível na íntegra a seguir, as equipes inscritas no atual edital poderão reapresentar as propostas de pesquisa para o edital de 2021, com as devidas atualizações que forem necessárias.

De acordo com o coordenador do NIP, prof. Dr. Alisson Dias Gomes, trata-se de situação completamente atípica e provisória: “Temos a certeza de que a medida está sendo tomada em caráter excepcional, em razão do contexto, pois a cultura de pesquisa está presente e consolidada na nossa instituição, com resultados expressivos e tangíveis para comunidade acadêmica”. Além disso, os esforços empreendidos pelo UNIFSA garantem a cada ano o desenvolvimento das habilidades de investigação e do pensamento crítico como pilares do Ensino Superior.

A iniciação científica contribui para o desenvolvimento do país e programas como o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e o PIVIC (Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica), desenvolvidos pelo UNIFSA, não apenas engajam o aluno no potencial campo da pesquisa, servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores, mas se constituem em instrumento de formação de recursos humanos qualificados. “Voltaremos às atividades, sem dúvida, mais experientes e renovados, desenvolvendo projetos de pesquisa com ainda mais critério, rigor, compromisso e qualidade”, disse.

Leia o Comunicado na íntegra:

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui