A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) não apenas desencadeou uma emergência sanitária internacional, mas interveio de maneira profunda em vários setores da atividade humana. Na Educação, além de provocar a migração das aulas presenciais para modalidade remota, interferiu também na dinâmica dos projetos de iniciação científica, afetando o cronograma do edital anual do Núcleo de Iniciação à Pesquisa (NIP) do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).
Quatro meses depois da suspensão das atividades presenciais, o UNIFSA continua obedecendo as recomendações de distanciamento social preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, do Governo do Estado do Piauí e da Prefeitura Municipal de Teresina, como forma de deter a proliferação do vírus em nosso país.
Em razão de tais recomendações, as atividades acadêmicas presenciais seguem suspensas de modo contínuo, vindo a afetar as atividades de iniciação à pesquisa, em especial pelas alterações no cronograma do edital, provocando a inviabilização neste ano, sobretudo, em razão da ausência de data fixa para o retorno das atividades presenciais
Sendo assim, após análise minuciosa de todas as alternativas, a Reitoria do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) resolveu pelo cancelamento do Edital nº 02/2020. De acordo com informe da Comissão de Seleção de Projetos do NIP, disponível na íntegra a seguir, as equipes inscritas no atual edital poderão reapresentar as propostas de pesquisa para o edital de 2021, com as devidas atualizações que forem necessárias.
De acordo com o coordenador do NIP, prof. Dr. Alisson Dias Gomes, trata-se de situação completamente atípica e provisória: “Temos a certeza de que a medida está sendo tomada em caráter excepcional, em razão do contexto, pois a cultura de pesquisa está presente e consolidada na nossa instituição, com resultados expressivos e tangíveis para comunidade acadêmica”. Além disso, os esforços empreendidos pelo UNIFSA garantem a cada ano o desenvolvimento das habilidades de investigação e do pensamento crítico como pilares do Ensino Superior.
A iniciação científica contribui para o desenvolvimento do país e programas como o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e o PIVIC (Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica), desenvolvidos pelo UNIFSA, não apenas engajam o aluno no potencial campo da pesquisa, servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores, mas se constituem em instrumento de formação de recursos humanos qualificados. “Voltaremos às atividades, sem dúvida, mais experientes e renovados, desenvolvendo projetos de pesquisa com ainda mais critério, rigor, compromisso e qualidade”, disse.