O Congresso Internacional Ciência e Sociedade (CICS), evento bianual realizado pelo Centro Universitário Santo Agostinho, terá a sua primeira edição este ano, com o tema “Desenvolvimento humano e social: das ideias às práticas”. O evento, realizado com a colaboração de pesquisadores de diversas instituições de ensino brasileiras e de outros países, ocorrerá de 4 a 7 de outubro, no anexo II do UNIFSA, em duas modalidades: presencial e remota. O lançamento do CICS ocorreu durante o XXX Encontro Pedagógico do UNIFSA, dia 25 de janeiro/23.
O principal propósito do CICS é aproximar a sociedade das práticas científicas contemporâneas. Assim, além de proporcionar um espaço de diálogo e de interação entre pesquisadores de várias partes do mundo, visa aprofundar estudos nas mais diversas áreas do conhecimento.
Este é um evento que tenta atender aos desafios de uma humanidade cada vez mais desafiadora e interconectada, onde, pesquisadores do Brasil e de outros países têm a oportunidade de conduzir discussões cada vez mais transdisciplinares sobre os inúmeros aspectos do fazer ciência.
O CICS surge do amadurecimento do Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade (CBCS), cuja primeira edição ocorreu em 2019, com o tema “Inovação, Diversidade e Sustentabilidade”. Em 2021, entre os dias 4 e 7 de outubro, foi realizada a segunda edição do CBCS, dessa vez com o tema “Conhecimento e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. O Congresso Internacional Ciência e Sociedade (CICS) traz novos desafios: o de buscar a colaboração internacional em ciência e tecnologia (C&T), permitindo o empreendimento científico ultrapasse as fronteiras, criando pontes entre as diferentes comunidades científicas, ampliando, assim, as possibilidades da produção de conhecimento.
O 1° Congresso Internacional Ciência e Sociedade pretende contribuir para o alcance da missão assumida pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), que é o de formar sujeitos críticos e transformadores da realidade social.
Ao propor o engajamento de discentes, docentes, profissionais e da sociedade nas discussões sobre o desenvolvimento humano de forma sustentável, o congresso busca, por meio das interrelações e das interfaces das áreas científicas em um contexto globalizado e diversificado, vislumbrar o atendimento das demandas sociais.
Nesse sentido, o ideário do CICS é norteado pelo documento “Transformando o Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (ONU, 2015) , em que os países se comprometeram a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos anos. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos a serem assumidos, não apenas pelos países, mas pelas instituições de ensino, fomentando a formação de profissionais cada vez mais engajados com as necessidades humanas, sociais e ambientais.
O CICS apresenta-se, sobretudo, como uma oportunidade de discutir um panorama da Ciência no século XXI, a partir das perspectivas do Ensino Superior. Ao se colocar diante do desafio da internacionalização, o UNIFSA adota o CICS em uma perspectiva prática, realizável e factível, de aproximar a sociedade das práticas científicas contemporâneas. Além disso, o evento proporciona um espaço de diálogo e de interação entre pesquisadores de várias partes do mundo, aprofundando estudos nas mais diversas áreas do conhecimento.Prof. Dr. Alisson Dias Gomes
Coordenador Executivo do CICS