O I Congresso Internacional Ciência e Sociedade (CICS) acontece de 4 a 7 de outubro e conta com uma vasta programação de conferências, apresentação de Grupos de Trabalhos (GT), momentos culturais, além do 1º Encontro de Publicação Científica.
Na noite do primeiro dia de evento, às 18h30, o Auditório Clóvis Melo, no Anexo II, receberá membros do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) para a palestra “Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados: dados, evidências e retratos do panorama contemporâneo”.
A mesa será composta por renomados pesquisadores. Dentre eles, o Prof. Dr. Carlos Henrique Nery Costa, Doutor em Saúde Pública Tropical, pela Harvard University, e Coordenador Geral do CIATEN, importante centro aliado da pesquisa no Piauí.
O CIATEN tem tido uma atuação muito intensa no Estado do Piauí, apesar de limitações: poucos pesquisadores e um escopo relativamente limitado. Isso porque trata das doenças “desconhecidas” e as doenças negligenciadas, com vistas a trazer evidências científicas, que contribuam para a criação e aprimoramento de políticas públicas.
Prof. Dr. Carlos Henrique Nery Costa, coordenador geral do CIATEN
Além de Carlos Nery, a conferência conta com a participação da Profa. Dra. Olívia Dias de Araújo, Doutora em Enfermagem e líder do Grupo de Pesquisa Operacional, Inovação e Tecnologia em Doenças Tropicais Negligenciadas e Saúde do Adolescente. Ela também faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o cuidar humano e Enfermagem NEPECHE-UFPI, sendo vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Vigilância em Saúde (na UFPI), e integrante do Grupo Pesquisas Clínicos Epidemiológicas e Operacionais em doenças Tropicais Negligenciadas (na UFC).
O Prof. Dr. Vagner Mendonça também participa deste momento. Ele é Doutor em Parasitologia e Pós Doutor na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP/Araraquara e no Institut de Recherche pour le Développement (IRD) em parceria com o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), Paris, França. Wagner é pesquisador nas áreas de Entomologia Médica, Morfologia, Taxonomia, Filogenia, e Ecoepidemiologia dos vetores da doença de Chagas.
A Profa. Dra. Lílian Silva Catenacci é mais um nome confirmado na palestra. Possui doutorado em Zoologia e é associada do Centro de Pesquisa e Conservação do Zoológico da Antuérpia, Bélgica. Atualmente, ministra aulas no Programa de Pós-graduação em Saúde Animal da Amazônia da Universidade Federal do Pará e no Programa de Pós Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional (PPGTAIR), além de docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
A Profa. Dra. Malvina Thais Pacheco Rodrigues, Doutora em Saúde Coletiva e Mestre em Educação também fará parte da conferência. Ela é professora do ensino básico, técnico e tecnológico, além de subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade (PPGSC), e docente no Programa de Pós-Graduação Saúde da Mulher (PPGSM) da Universidade Federal do Piauí.
Em sua programação, o I CICS conta com mais de trinta momentos, divididos ao longo de quatro intensos dias de evento, sendo palestras, rodas de conversa, apresentação de trabalhos, minicursos e muito mais.