Apresentamos mais uma profissional conceituada que irá contribuir para a grande experiência que vai ser o I Congresso Internacional Ciência e Sociedade: a Profa. Dra. Lilian Silva Catenacci. Ela, que é formada em medicina veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, possui mestrado em zoologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz e fez doutorado sanduíche nos Estados Unidos, como estudante compartilhada entre a University of Missouri-St Louis e o Institute for Conservation Medicine (ICM) at the St Louis Zoo, em Saint Louis.
Atualmente, ela dá aulas no Programa de Pós-graduação em Saúde Animal da Amazônia da Universidade Federal do Pará e no Programa de Pós Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional (PPGTAIR), além de docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI), ministrando as disciplinas de clínica e criação de animais silvestres, manejo de fauna e medicina da conservação.
Dra. Lilian é autora de um capítulo sobre arboviroses no Livro Fowler, 9a edição, e recebeu menção honrosa pela Capes em 2018, por sua tese de doutorado ‘Abordagem “One Health”, para vigilância de arbovírus na mata Atlântica do Sul da Bahia’. A pesquisadora é associada do Centro de Pesquisa e Conservação do Zoológico da Antuérpia, Bélgica desde 2005, e do Institute for Conservation Medicine do Zoo Saint Louis desde 2019, e integrante do Comitê Gestor de Crise para o enfrentamento do COVID-19.
Além disso, a palestrante é membro do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN), que é parceiro oficial do I CICS, e possui a finalidade de aprimorar o controle dos agravos tropicais emergentes e negligenciadas no contexto do Estado do Piauí e em regiões similares, devendo em especial: Elaborar políticas públicas baseadas em evidências científicas; Gerar e difundir conhecimentos científicos e tecnologias inovadoras; Ensinar e treinar profissionais da administração pública e demais interessados; E produzir fármacos e dispositivos biotecnológicos.