O I Congresso Internacional Ciência e Sociedade está cada vez mais próximo, e de 04 a 07 de outubro vai trazer profissionais renomados e importantes aprendizados. No dia 07 de outubro, último dia de evento, ocorrerá a palestra intitulada “O Brasil em Dados – Um Panorama Do Censo Demográfico 2022”, na Sala de Conferência (anexo 2) do UNIFSA às 08h30.
O Dr. José Tavares da Silva Neto é um dos profissionais que irá conduzir essa conversa. Ele é analista de planejamento, gestão e infraestrutura, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do Piauí (IBGE – Piauí). É graduado em História pela Universidade Federal do Piauí, especialista em Gestão de Materiais Patrimônio no Setor Público e Mestre em Políticas Públicas. Suas experiências abrangem a área de administração pública, gestão de pesquisas, gestão orçamentária, e gestão de materiais e patrimônio no setor público.
O Prof. Me. Rhubens Ewald Moura Ribeiro também falará sobre o tema, além de mediar a palestra. Ele é Mestre em Administração e possui MBA em gestão estratégica, inovação e conhecimento. Atua como Administrador da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e é professor do UNIFSA nos cursos de Administração e Engenharia de Produção, onde é ainda membro do Comitê de Ética em Pesquisa, além de coordenar o MBA de Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança. Possui experiência nas áreas militar, de educação e de administração pública e privada. Também é entusiasta da sustentabilidade em negócios.
O senso de 2022 foi concluído, mas os dados ainda estão em análise. Então, o José Tavares vai apresentar uma prévia desses dados, que são muito ricos, muito completos e diversos em nível nacional. Esses dados baseiam historicamente inúmeras pesquisas, políticas públicas, tomadas de decisão dos governos em nível federal, estadual e municipal. Além disso, eles também podem direcionar, muitas vezes, estratégias de negócio nas organizações privadas, porque, conhecendo a realidade do Brasil, das pessoas residentes nas cidades, nos diversos estados, as empresas podem também criar estratégias pra direcionar o desenvolvimento de produtos, de serviços, de atendimentos, de comunicação, para estas pessoas.
Prof. Me. Rhubens Ewald Moura Ribeiro, docente do UNIFSA