O Hospital São Marcos (HSM) é oficialmente parceiro do I Congresso Internacional Ciência e Sociedade (CICS), que ocorrerá de 04 a 07 de outubro, e que busca de aproximar a sociedade das práticas científicas contemporâneas.
O HSM é um hospital geral com 234 leitos, que atende ainda pacientes oriundos dos Estados da Região do Meio-Norte do Brasil, especialmente o Maranhão e o Pará. Sua missão é oferecer serviço de excelência na assistência à saúde, ensino e pesquisa, com ênfase na Oncologia e demais áreas de alta complexidade.
A instituição conta com 134 leitos ofertados ao Sistema Único de Saúde – SUS, com capacidade geral de 7.023 pacientes internados/mês e mostra um atendimento ambulatorial com cerca de 1932 consultas SUS. Eles atendem e tratam 100% dos casos de câncer na infância e na adolescência e 98% dos casos em adultos da nossa população carente.
Segundo o Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital São Marcos, Prof. Dr. Edilson Carvalho de Sousa Júnior, a instituição também se volta para o setor acadêmico, e tem o UNIFSA como parceiro nessa missão.
O Hospital São Marcos, após atingir sua excelência na assistência médica em saúde das várias áreas, sendo referência no meio-norte do Brasil, tem atuado também na formação de recursos humanos. Preocupado com a formação profissional de qualidade, o Hospital vem aberto suas portas para treinamento nas mais diferentes áreas, também com as pós-graduações nas diversas áreas de saúde e residência médica. Para isso, nosso hospital conta com diversas parcerias, entre elas o Centro Universitário Santo Agostinho, que este ano realiza o I Congresso Internacional Ciência e Sociedade.
Prof. Dr. Edilson Carvalho de Sousa Júnior, Diretor de Ensino e Pesquisa do HSM
O Hospital São Marcos participará do I CICS de forma direta. Além do Dr. Edilson Júnior, outros palestrantes renomados atuarão em mesas e grupos temáticos, como, por exemplo, o Prof. Dr. Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, da Universidade de Coimbra, Portugal.
Os Grupos Temáticos são espaços de interlocução, destinados a reunir pesquisadores com interesses acadêmicos em comum. Nesses espaços, pesquisadores de diferentes campos do conhecimento debaterão pesquisas em uma perspectiva multidisciplinar, o que irá contribuir para fomentar novos estudos e para a ampliação de networking acadêmico.