O Centro Universitário Santo Agostinho realiza o 2° Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade (CBCS), de 4 a 7 de outubro, e tem em sua programação 38 Grupos Temáticos com diferentes abordagens. Os GTs permitem que apenas um autor esteja inscrito no evento e ainda garante um DOI (Digital Object Identifier) por trabalho aprovado. O prazo de inscrição dos trabalhos foi prorrogado até dia 15 de setembro.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Comunicação do UNIFSA e membro do comitê de organização do 2º CBCS, Profa. Ma. Ana Kelma Cunha Gallas , o DOI é um identificador digital utilizado em trabalhos acadêmicos, reconhecido internacionalmente, que garante visibilidade e prestígio aos trabalhos.
“Quando a publicação é feita sem DOI ele simplesmente some na multiplicidade de espaços de publicação digital. Dessa forma, o identificador serve justamente para linkar automaticamente as plataformas de trabalhos internacionais. Por exemplo, quando você publica no DOI, o ORCID, que é o identificador do pesquisador internacional, já puxa automaticamente pra essa página que é internacional e onde ficam todos os pesquisadores. No Lattes, basta digitar o DOI que aparecem todos os dados e informações completos da pesquisa ”.
Profa. Ma. Ana Kelma Cunha Gallas
A coordenadora de comunicação ainda destaca que alguns eventos não possuem essa publicação com DOI.
“Você apresenta e publica o trabalho, mas ele não se torna visível no meio digital e o pesquisador precisa estar atento a isso para valorizar o seu trabalho ”.
Profa. Ma. Ana Kelma Cunha Gallas
Segundo a coordenadora de pós graduação do UNIFSA e membro do comitê de organização do 2º CBCS, Profa. Dra. Izabel Herika Mathias Cronemberger , outro diferencial é o DOI individual por trabalho aprovado.
“Geralmente, em outros Congressos, tem-se um DOI pelos anais do congresso, que significa um DOI pra dividir com trezentos trabalhos. No 2º CBCS nós teremos um DOI individual. Então o grande diferencial é esse, e também permitimos que cada trabalho tenha apenas um dos participantes inscritos no evento”.
Profa. Dra. Izabel Herika Mathias Cronemberger