O Centro Universitário Santo Agostinho realizou sua I Gincana MedVet no último sábado (30), no Campus Leste da instituição. O evento foi aberto ao público, com entrada liberada para os pets, e contou com uma programação bem criativa.
Uma das tarefas do evento consistiu na arrecadação de rações pelos alunos, insumos que serão doados posteriormente para a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA) e a Associação de Proteção Animal Lar do Nando. Ao todo, foram arrecadados 1.120 kg de ração.
Para a Associação Lar do Nando, que trabalha há dez anos na causa e atualmente abriga cerca de 400 animais, atividades como essa auxiliam a continuidade da missão de cuidar daqueles que necessitam de acolhimento.
“Ficamos muito felizes em saber que somos lembrados. 90% dos recursos que a gente consegue para manter o abrigo funcionando, entre alimentação, material limpeza, medicamentos e atendimentos veterinários, são vindos de doações de pessoas físicas e jurídicas. Não temos nenhum tipo de ajuda do poder público. É muito importante que esses eventos que incentivam doações, principalmente de rações, sejam realizados e divulgados para incentivar que mais pessoas e empresas se disponibilizem para ajudar a manter esses animais.” destaca Fernando Machado, representante da ONG.
Para a APIPA, que luta pela causa há 16 anos e, hoje, ampara 250 animais entre cães e gatos, doações como essa são sempre bem-vindas, visto que a instituição passa por dificuldades para captar recursos financeiros mensalmente.
“A doação de ração é super importante para a gente, porque nos ajuda a manter os animais alimentados, e vivendo com dignidade. O gasto mensal que temos é muito alto, pois envolvem todos os aspectos, desde os funcionários, alimentação dos animais, medicamentos, clínicas, até a manutenção do próprio abrigo. Nossa instituição vive muito carente, precisando, todo mês, cumprir as metas de pagar todas as contas direitinho, e a gente nem sempre consegue fechar essa conta”. Conta Isabel Moura, uma das fundadoras da APIPA.
Além dessa prova, o evento contou com feirinhas de artigos para pets, um Desfile de Pet Fantasiado, Show de Talentos e muitas provas tradicionais de gincanas (ovo na colher, quebra-cabeça, cabo de guerra etc).
A Gincana celebrou a aptidão e compromisso do médico veterinário com a proteção à vida. O momento foi único e enriquecedor para formação dos nossos alunos, fortalecendo os laços interpessoais com experiências que ultrapassam o ambiente tradicional da sala de aula. Além disso, a gincana também teve um propósito solidário, com a arrecadação de mais de uma tonelada de rações para as ONGs de proteção aos animais. Agradecemos o engajamento e excelência dos nossos queridos alunos em todas as provas da gincana. Parabéns!
Profa. Dra. Julliet Teixeira de Oliveira Santos, coordenadora de Medicina Veterinária do UNIFSA