Fortalecimento da Humanização do Parto e Nascimento

Compartilhe!

A humanização envolve um conjunto de conhecimentos práticos e atitudes que visam a promoção do parto, de nascimentos saudáveis e da prevenção da morbimortalidade materna e fetal. Nesse contexto, a enfermagem desempenha um papel relevante, pois a sua formação está voltada para o conhecimento técnico, científico, crítico e reflexivo com bases humanísticas, dessa forma, esses profissionais são capazes de desempenhar ações positivas para melhorar o cuidado prestado a mulher e ao recém-nascido.

Dessa forma, as atividades desenvolvidas pelos discentes do Centro Universitário Santo Agostinho na assistência e humanização do parto e nascimento na Maternidade Dona Evangelina Rosa, tem por objetivo fortalecer as boas práticas preconizadas pelo Ministério da Saúde e, assim proporcionar mais qualidade aos serviços prestado para a comunidade.
É nesse ambiente permeado de ações, cuidados e relações interpessoais, que o nosso aluno tem a oportunidade de vivenciar e compartilhar a prática profissional e as situações de saúde que fazem parte da rotina desses profissionais.O projeto Fortalecimento da Humanização do Parto e Nascimento, promovido pela coordenação do curso de Enfermagem do UNIFSA na Maternidade Dona Evangelina Rosa junto a mulheres no ciclo gravídico puerperal e seus acompanhantes, sendo que a maternidade em questão possui uma média de 900 partos/mês e 1.400 internações/mês. Os discentes envolvidos pelos projeto tiveram a orientação direta das professoras Karla Joelma Bezerra Cunha, que coordena a atividade, e Tatiana Maria Melo Guimarães dos Santos, que atua na supervisão.

As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo: a) Prestação de assistência de enfermagem a mulher e ao seu companheiro durante o pré-parto, parto, nascimento e pós-parto; b) Realização de consulta de enfermagem com aplicação do exame físico geral e gineco-obstétrico; c) Realização orientações específicas a mulher em situação de abortamento; d) Promover a segurança do paciente durante a assistência ao nascimento; e) Orientações sobre a rotina hospitalar e abordagem terapêutica; f) Realização de tecnologias leves de alívio da dor durante o trabalho de parto e o parto; g) Preparação da gestante e do seu acompanhante para o parto normal; entre outros.
As avaliações ocorreram por meio de discussões de casos clínicos e condutas, problematização de situações de saúde, planejamento de ações, relato das experiências dos discentes, avaliação dos relatórios de atividades e dos registros sobre a assistência prestada aos pacientes.

O acompanhamento e avaliação do desenvolvimento do projeto foram realizados através da avaliação das atividades propostas nas metas e cronograma de trabalho, dos registros das atividades realizadas nos impressos próprios da instituição e do registro da ocorrência do atendimento ou plantão em relatório próprio dos discentes.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui