O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Santo Agostinho realizou, nesta sexta-feira (12), um bate-papo em alusão ao Dia Mundial da Fibromialgia e ao Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, que é celebrado no dia . O momento contou com a presença de profissionais da psicologia, fisioterapia e de membros da associação das fibromialgicas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, A fibromialgia (FM) é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador (sono que não restaura a pessoa) e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória.
A instituição do Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia proporciona maior visibilidade ao tema e colabora para a inserção da temática nas agendas públicas, fomentando o debate, a proposição de políticas, a disseminação de informações e maior conscientização da sociedade, podendo melhorar substancialmente a qualidade de vida das pessoas com essa condição e de suas famílias.