De 04 a 07 de outubro, o Centro Universitário Santo Agostinho estará movimentado pela rica programação I Congresso Internacional Ciência e Sociedade. Na manhã de 05 de outubro, às 10h30, acontecerá a palestra “Farmácia Clínica e Atenção farmacêutica na Contemporaneidade: Dinâmicas para Vida Equilibrada e Bem Estar”, no Auditório Clóvis Melo, anexo II.
Para falar sobre o tema, estará presente o Prof. Marcelo Polacow, que é doutor em Farmacologia e Terapêutica pela UNICAMP. Esse convidado possui um extenso currículo, que vai da Presidência da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (mandato 2014-2015), a Vice-Presidência do CRF-SP (mandato 2020/2021), sendo também Conselheiro do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) (mandatos 2018 -2021, 2022-2025), e até mesmo Tenente Coronel Farmacêutico da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ele também escreve livros da área, como o título “Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica”.
Além de Marcelo Polacow, o docente e coordenador de estágio do curso de Farmácia do Centro Universitário Santo Agostinho, Prof. Dr. Manoel Pinheiro Lúcio Neto, fará parte desse valioso diálogo. Este profissional possui doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde pela Universidade Luterana do Brasil, atualmente sendo também coordenador do Serviço de Dispensação de Medicamentos do Hospital Getúlio Vargas e membro do Núcleo de Segurança do paciente deste hospital.
Esse será um dos mais de trinta momentos do CICS que irão acontecer de 04 a 07 de outubro, com palestras, rodas de conversa, apresentação de trabalhos, minicursos e muito mais.
Para Manoel Pinheiro, a temática da palestra é de suma relevância para a área farmacêutica, visto que, desde o século vinte, a profissão farmacêutica vem passando por grandes transformações em busca de atender as demandas sociais.
Hoje, o farmacêutico não apenas cuida do medicamento, ele cuida principalmente do usuário desse medicamento, que é o paciente. Não somente deles, mas também da sua família, dos cuidadores e de toda a sociedade. A gente costuma usar um termo bem amplo atualmente, que é o termo “cuidado farmacêutico”, onde esse farmacêutico vai executar a sua atuação profissional focando no paciente, tendo como eixo o medicamento e a otimização da terapêutica medicamentosa. Então a gente sabe que o medicamento de fato é o principal insumo pra área da saúde, e boa parte da população mundial é usuária desse medicamento. Então o farmacêutico é como o elo aí dentro da equipe multiprofissional que vai prestar essa assistência relacionada ao medicamento. Seja através da dispensação, do rastreamento ou educação em saúde, seja através da conciliação medicamentosa, do acompanhamento farmacoterapêutico ou de diversos outros serviços clínicos, ele vai ter um papel fundamental na melhoria e no bem-estar da população de uma forma geral
Prof. Dr. Manoel Pinheiro Lúcio Neto, palestrante e docente do curso de Farmácia do UNIFSA
Já o Dr. Raulino Firmino Ferreira, que é farmacêutico-bioquímico, atua desde 1992 no laboratório de análises clínicas do Hospital da Polícia Militar do Piauí e, a partir de 2008, e passou a trabalhar como fiscal da vigilância sanitária do Município de Timon (MA). Também já supervisionou o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Estadual Areolino de Abreu e elegeu-se conselheiro regional de Farmácia do seu Estado, onde foi escolhido pelo plenário e na atualidade ocupa o cargo de vice-presidente do órgão. Ainda, Dr. Raulino é delegado da Federação Nacional de Farmacêuticos e presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Piauí (Sinfarpi).