As estudantes Amanda Silveira e Cinthya Raquel e a professora do curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho publicaram um livro sobre publicidade infantil, fruto do trabalho de conclusão de curso realizado a partir das disciplinas de Metodologia Jurídica e Monografia. O livro, publicado pela editora Atena, intitulado de “A Publicidade Infantil considerando a criança enquanto consumidora hipervulnerável no âmbito do Advergame” parte do cenário contemporâneo, em que a sociedade encontra-se imersa na tecnologia, o que tem alterado tanto o perfil do consumidor como a maneira de consumir. E, dentro desse “novo” cenário, as crianças e adolescentes despontam como potenciais consumidores bastante rentáveis, sendo alvo certeiro do mercado publicitário. Nessa perspectiva, sabendo que o público infantil possui o discernimento imaturo por estar em uma fase de desenvolvimento biopsicomotor, as pesquisadoras apontam que é preciso protegê-los do poder persuasivo do setor publicitário.
A obra tem como principal objetivo averiguar, conforme bibliografia específica, quais as formas de evitar possíveis prejuízos gerados pelo Advergame (fusão das palavras inglesas Advertise = propaganda e videogame = jogo eletrônico ou simplesmente game = jogo) para a criança enquanto consumidora hipervulnerável. A professora Rochele define a importância da pesquisa:
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“A relevância da pesquisa se encontra nos prismas familiar, social e jurídico, tendo em vista que é indispensável acelerar o entendimento sobre a publicidade infantil no campo do advergame, pois é preciso entender urgentemente como essa “enxurrada” de publicidade depositada em crianças, que acabam se tornando consumidoras, pode prejudicar seu desenvolvimento e/ou influenciar diretamente na convivência familiar”, explica.
As estudantes e pesquisadoras concordam que a publicação do trabalho é importante pois contribui para a formação acadêmica e também para a consolidação de uma cultura científica-jurídica, além de servir como incentivo – direito ou indireto- para que outros estudantes também desenvolvam o interesse por pesquisar, sobretudo temas novos e que ainda geram dúvidas no âmbito do conhecimento jurídico. Elas também reafirmam que a temática é relevante por alertar para uma situação corriqueira no cenário atual.
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“Quanto ao livro, vejo a importância justamente na temática que ele aborda: a publicidade infantil, tão presente nas vidas das crianças por conta de estarmos inseridos em uma sociedade consumista, que passa a ver a criança e o adolescente como um novo nicho para investir e gerar lucros. Não podemos esquecer que esse público ainda está em fase de maturação, pois o desenvolvimento biopsicomotor ainda não está completo e o livro buscar abordar tal temática, no intuito compreender se a legislação pátria consegue proteger as crianças, consideradas hipervulneráveis no Direito do Consumidor”, esclarece Cinthya Raquel.
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“A publicação é importante porque gera uma ampla visibilidade em relação a nossa pesquisa, atesta a nossa credibilidade como pesquisadoras. (…) Ademais, através de uma publicação como essa, você contribui para o conhecimento social, principalmente em relação ao tema do nosso livro, tendo em vista que a maioria desconhece a temática, dessa forma, com o compartilhamento das nossas ideias e conhecimento, contribuímos para o aprendizado da sociedade como um todo. Enfim, sem dúvidas, a publicação de um livro é sem dúvidas um upgrade no currículo como acadêmica e profissional”, finaliza Amanda Silveira.