Estudantes e professora do curso de Direito publicam livro sobre publicidade infantil

Compartilhe!

As estudantes Amanda Silveira e Cinthya Raquel e a professora do curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho publicaram um livro sobre publicidade infantil, fruto do trabalho de conclusão de curso realizado a partir das disciplinas de Metodologia Jurídica e Monografia. O livro, publicado pela editora Atena, intitulado de “A Publicidade Infantil considerando a criança enquanto consumidora hipervulnerável no âmbito do Advergame” parte do cenário contemporâneo, em que a sociedade encontra-se imersa na tecnologia, o que tem alterado tanto o perfil do consumidor como a maneira de consumir. E, dentro desse “novo” cenário, as crianças e adolescentes despontam como potenciais consumidores bastante rentáveis, sendo alvo certeiro do mercado publicitário. Nessa perspectiva, sabendo que o público infantil possui o discernimento imaturo por estar em uma fase de desenvolvimento biopsicomotor, as pesquisadoras apontam que é preciso protegê-los do poder persuasivo do setor publicitário.

A obra tem como principal objetivo averiguar, conforme bibliografia específica, quais as formas de evitar possíveis prejuízos gerados pelo Advergame (fusão das palavras inglesas Advertise = propaganda e videogame = jogo eletrônico ou simplesmente game = jogo) para a criança enquanto consumidora hipervulnerável. A professora Rochele define a importância da pesquisa:

“A relevância da pesquisa se encontra nos prismas familiar, social e jurídico, tendo em vista que é indispensável acelerar o entendimento sobre a publicidade infantil no campo do  advergame, pois é preciso entender urgentemente como essa “enxurrada” de publicidade depositada em crianças, que acabam se tornando consumidoras, pode prejudicar seu desenvolvimento e/ou influenciar diretamente na convivência familiar”, explica.

As estudantes e pesquisadoras concordam que a publicação do trabalho é importante pois contribui para a formação acadêmica e também para a consolidação de uma cultura científica-jurídica, além de servir como incentivo – direito ou indireto- para que outros estudantes também desenvolvam o interesse por pesquisar, sobretudo temas novos e que ainda geram dúvidas no âmbito do conhecimento jurídico. Elas também reafirmam que a temática é relevante por alertar para uma situação corriqueira no cenário atual.

“Quanto ao livro, vejo a importância justamente na temática que ele aborda: a publicidade infantil, tão presente nas vidas das crianças por conta de estarmos inseridos em uma sociedade consumista, que passa a ver a criança e o adolescente como um novo nicho para investir e gerar lucros. Não podemos esquecer que esse público ainda está em fase de maturação, pois o desenvolvimento biopsicomotor ainda não está completo e o livro buscar abordar tal temática, no intuito compreender se a legislação pátria consegue proteger as crianças, consideradas hipervulneráveis no Direito do Consumidor”, esclarece Cinthya Raquel.

“A publicação é importante porque gera uma ampla visibilidade em relação a nossa pesquisa, atesta a nossa credibilidade como pesquisadoras. (…) Ademais, através de uma publicação como essa, você contribui para o conhecimento social, principalmente em relação ao tema do nosso livro, tendo em vista que a maioria desconhece a temática, dessa forma, com o compartilhamento das nossas ideias e conhecimento, contribuímos para o aprendizado da sociedade como um todo. Enfim, sem dúvidas, a publicação de um livro é sem dúvidas um upgrade no currículo como acadêmica e profissional”, finaliza Amanda Silveira.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui