Estudantes do oitavo e nono período de Psicologia do Centro Universitário Santo Agostinho, sob orientação da Profa. Ma. Julianna Sampaio de Araujo, tiveram seus artigos aprovados no IV Simpósio Internacional sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas (SINESPP), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O SINESPP busca criar espaços de debates sobre temas relevantes para as políticas públicas, de exposição e discussões sobre temáticas de investigação de alunos da pós-graduação, pesquisadores, docentes e promover intercâmbios com pesquisadores de outros programas, centros de pesquisas, buscando aproximações e articulações para pesquisas conjuntas ou em redes.
- Psicologia escolar e o desafio de pensar saúde mental em tempos de pandemia.
O artigo dos discentes Caio Leonardo de Morais Nobre Meneses Melo, Victor Augusto da Cruz Costa e Thalys Tavares de Sousa, busca identificar os novos pontos de atuação profissional na área escolar, tanto no período pandêmico quanto na recente volta das aulas presenciais.
Caio Melo, que representará a equipe na apresentação do trabalho durante o evento, conta que a ideia para o tema surgiu a partir de uma paixão coletiva por Psicologia Escolar somada ao período de pandemia que o mundo enfrenta.
Desde o início do curso sempre me dediquei mais e busquei o aprimoramento necessário para que um dia pudesse exercer a profissão na área, e, como o período de pandemia afetou imensamente a questão educacional, acabou surgindo a ideia de unirmos o conhecimento trabalhado em sala de aula ao longo dos anos com a situação difícil em que estamos vivendo
Caio Leonardo de Morais Nobre Meneses Melo, estudante de Psicologia UNIFSA
Caio conta que, no decorrer da graduação, o UNIFSA proporcionou à sua equipe uma boa qualidade de ensino e inúmeras oportunidades para que eles pudessem desenvolver seus próprios marcos na carreira, através de matérias que estimulavam a elaboração de trabalhos científicos, e docentes que sempre se mostravam solícitos a ajudar e fornecer os devidos esclarecimentos sobre as publicações.
Professores como Nelson Jorge e Carlos Eduardo foram figuras importantes no curso. Sempre foram os maiores incentivadores a elaboração de pesquisas, forneciam conselhos desde o início, bons materiais e dicas de produção. Além deles, a professora Juliana Sampaio foi certamente a maior força na elaboração do artigo, acompanhando o projeto e orientando da melhor forma possível. Definitivamente, esses três foram pilares na construção do que somos hoje.
Caio Leonardo de Morais Nobre Meneses Melo, estudante de Psicologia UNIFSA
2. O transtorno de personalidade e a rede de atenção psicossocial: o lugar de cuidado para o T.P. Boderline.
Os estudantes Thalys Tavares de Sousa, Daniela Estefani Alves da Silva e Viviane Gomes dos Santos Araújo aprofundaram o assunto Boderline com o objetivo de identificar onde está acontecendo o cuidado para esse transtorno de personalidade na rede de atenção Psicossocial.
O trio será representado por Thalys Tavares, que explica que o objeto de estudo foi escolhido pela importância de se pensar o lugar dos transtornos de personalidade, em especial o Boderline, dentro dos espaços públicos de saúde mental.
Para o aluno, a equipe de professores do UNIFSA e seus métodos de ensino foram essenciais para a iniciativa do grupo em produzir ciência e submeter sua pesquisa a um evento de grandes proporções.
O curso de psicologia nos possibilitou, além de conhecimento, encontros com pessoas incríveis. Todos os professores contribuíram para o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre a realidade. Professora Samila e professor Carlos Eduardo, por exemplo, foram fundamentais na nossa formação e também no desejo de sempre continuar aprendendo. Não posso deixar de ressaltar a importância da professora Juliana Sampaio, não apenas como orientadora desse trabalho, mas também como uma orientadora de vida. Esse trabalho não poderia ser realizado sem a sua brilhante ajuda!
Thalys Tavares de Sousa, estudante de Psicologia UNIFSA
Esse é apenas um passo no inicio da carreira de Thalys, que sabe a importância dessa aprovação em sua vida acadêmica.
A sensação não poderia ser outra, estou muito feliz e contente com o esforço que me trouxe até aqui! Tenho a nítida sensação de que estou percorrendo o caminho certo.
Thalys Tavares de Sousa, estudante de Psicologia UNIFSA
O UNIFSA parabeniza as duas equipes pelo desempenho que os levou a alcançar essa conquista. Desejamos sucesso!