Estudantes e docente de Psicologia têm artigos aprovados em Seminário Internacional

Compartilhe!

Estudantes do oitavo e nono período de Psicologia do Centro Universitário Santo Agostinho, sob orientação da Profa. Ma. Julianna Sampaio de Araujo, tiveram seus artigos aprovados no IV Simpósio Internacional sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas (SINESPP), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Estudantes do oitavo e nono período de Psicologia do Centro Universitário Santo Agostinho, sob orientação da Profa. Ma. Julianna Sampaio de Araujo, tiveram seus artigos aprovados no IV Simpósio Internacional sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas (SINESPP), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O SINESPP busca criar espaços de debates sobre temas relevantes para as políticas públicas, de exposição e discussões sobre temáticas de investigação de alunos da pós-graduação, pesquisadores, docentes e promover intercâmbios com pesquisadores de outros programas, centros de pesquisas, buscando aproximações e articulações para pesquisas conjuntas ou em redes.

  1. Psicologia escolar e o desafio de pensar saúde mental em tempos de pandemia.

O artigo dos discentes Caio Leonardo de Morais Nobre Meneses Melo, Victor Augusto da Cruz Costa e Thalys Tavares de Sousa, busca identificar os novos pontos de atuação profissional na área escolar, tanto no período pandêmico quanto na recente volta das aulas presenciais.

Caio Melo, que representará a equipe na apresentação do trabalho durante o evento, conta que a ideia para o tema surgiu a partir de uma paixão coletiva por Psicologia Escolar somada ao período de pandemia que o mundo enfrenta.

Desde o início do curso sempre me dediquei mais e busquei o aprimoramento necessário para que um dia pudesse exercer a profissão na área, e, como o período de pandemia afetou imensamente a questão educacional, acabou surgindo a ideia de unirmos o conhecimento trabalhado em sala de aula ao longo dos anos com a situação difícil em que estamos vivendo

Caio Leonardo de Morais Nobre Meneses Melo, estudante de Psicologia UNIFSA

Caio conta que, no decorrer da graduação, o UNIFSA proporcionou à sua equipe uma boa qualidade de ensino e inúmeras oportunidades para que eles pudessem desenvolver seus próprios marcos na carreira, através de matérias que estimulavam a elaboração de trabalhos científicos, e docentes que sempre se mostravam solícitos a ajudar e fornecer os devidos esclarecimentos sobre as publicações.

Professores como Nelson Jorge e Carlos Eduardo foram figuras importantes no curso. Sempre foram os maiores incentivadores a elaboração de pesquisas, forneciam conselhos desde o início, bons materiais e dicas de produção. Além deles, a professora Juliana Sampaio foi certamente a maior força na elaboração do artigo, acompanhando o projeto e orientando da melhor forma possível. Definitivamente, esses três foram pilares na construção do que somos hoje.

Caio Leonardo de Morais Nobre Meneses Melo, estudante de Psicologia UNIFSA

2. O transtorno de personalidade e a rede de atenção psicossocial: o lugar de cuidado para o T.P. Boderline.

Os estudantes Thalys Tavares de Sousa, Daniela Estefani Alves da Silva e Viviane Gomes dos Santos Araújo aprofundaram o assunto Boderline com o objetivo de identificar onde está acontecendo o cuidado para esse transtorno de personalidade na rede de atenção Psicossocial.

O trio será representado por Thalys Tavares, que explica que o objeto de estudo foi escolhido pela importância de se pensar o lugar dos transtornos de personalidade, em especial o Boderline, dentro dos espaços públicos de saúde mental.

Para o aluno, a equipe de professores do UNIFSA e seus métodos de ensino foram essenciais para a iniciativa do grupo em produzir ciência e submeter sua pesquisa a um evento de grandes proporções.

O curso de psicologia nos possibilitou, além de conhecimento, encontros com pessoas incríveis. Todos os professores contribuíram para o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre a realidade. Professora Samila e professor Carlos Eduardo, por exemplo, foram fundamentais na nossa formação e também no desejo de sempre continuar aprendendo. Não posso deixar de ressaltar a importância da professora Juliana Sampaio, não apenas como orientadora desse trabalho, mas também como uma orientadora de vida. Esse trabalho não poderia ser realizado sem a sua brilhante ajuda!

Thalys Tavares de Sousa, estudante de Psicologia UNIFSA

Esse é apenas um passo no inicio da carreira de Thalys, que sabe a importância dessa aprovação em sua vida acadêmica.

A sensação não poderia ser outra, estou muito feliz e contente com o esforço que me trouxe até aqui! Tenho a nítida sensação de que estou percorrendo o caminho certo.

Thalys Tavares de Sousa, estudante de Psicologia UNIFSA

O UNIFSA parabeniza as duas equipes pelo desempenho que os levou a alcançar essa conquista. Desejamos sucesso!

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui